Tempo
|
A+ / A-

Nordeste Transmontano quer ser referência mundial das cidades inteligentes

04 dez, 2015 - 17:25 • Olímpia Mairos

A inteligência aplicada às pequenas e médias cidades é o tema do Congresso Internacional que decorre no Nordeste Transmontano.

A+ / A-

O Nordeste Transmontano promove pelo segundo ano consecutivo o Smartravel, um evento com o qual a região pretende afirma-se no plano internacional como uma referência das pequenas e médias cidades inteligentes.

“O objectivo é promover um congresso dinâmico, inovador, até surpreendente, capaz de se afirmar no contexto global como o grande evento internacional dedicado às pequenas e médias cidades”, explica Vítor Pereira, responsável pela organização.

Hernâni Dias, presidente do Brigantia EcoPark e da Câmara de Bragança, realça que este ano o evento se vai focar essencialmente nas pequenas e médias Cidades, “nos seus problemas e desafios, mas também nas oportunidades e até na responsabilidade que têm de resolver alguns problemas das grandes cidades, trabalhando para tentar evitar o despovoamento, a saída da população activa, da população qualificada, que tanta falta faz à região”.

Durante dois dias, sexta e sábado, são esperados cerca de 300 participantes nacionais e estrangeiros em comunicações e experiências no território com o propósito de discutir soluções inteligentes para o quotidiano das pessoas e promover a região além-fronteiras.

O evento representa um investimento de 42 mil euros, resultado de uma parceria entre o Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia Ecopark de Bragança, as associações de desenvolvimento local Corane e Desteque, que representam a maior parte dos municípios do distrito de Bragança, e a empresa ConteúdoChave.

O programa divide-se em dois dias. O primeiro é preenchido com conferências de oradores nacionais e internacionais que se têm destacado no conceito “smart” (inteligente) aplicado a áreas como a estratégia e planeamento urbano, sustentabilidade, eficiência e energia, mobilidade, criatividade, inovação e tecnologia, economia de partilha ou participação cívica.

O segundo dia é reservado a experiências temáticas que envolvem oradores, delegados do congresso, comunicação social e bloggers para mostrar o território e o seu património, paisagens, paladares, costumes e tradições ou sonoridades.

Bragança e o Nordeste Transmontano querem entrar com este evento na Agenda Internacional dos maiores fóruns dedicados às Smart Cities, cidades inteligentes, pensadas e planeadas com uma forte componente pragmática que efectivamente contribua para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+