Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos: "O pecado deste Governo foi não ter sido escolhido pelo povo mas nas costas do povo"

03 dez, 2015 - 16:22

Líder do PSD voltou a carregar na tecla da legitimidade do executivo e prometeu que fará uma "oposição responsável."

A+ / A-
Passos: "O pecado deste Governo foi não ter sido escolhido pelo povo mas nas costas do povo"
Passos: "O pecado deste Governo foi não ter sido escolhido pelo povo mas nas costas do povo"

O líder do PSD atacou de novo a legitimidade do XXI Governo. "A coligação PAF foi a formação política que mais mandatos mereceu nas eleições Os derrotados reinterpretaram o mandato dos eleitores e abriram uma crise política", disse Passos Coelho durante o discurso do programa de Governo esta quinta-feira na Assembleia da República.

"O pecado original deste Governo foi não ter sido escolhido pelo povo mas pelos deputados nas costas do povo", defendeu.

O ex-primeiro ministro disse viver bem com o exercício democrático. "Ganhei as eleições, fui escolhido para primeiro-ministro, mas não deixarei de respeitar a escolha dos deputados. Seremos uma oposição determinada, séria e responsável que o povo espera", garantiu.

"Avaliaremos o que é mais importante para o país a cada momento independente da vontade do Governo, mas quando a nossa acção for fundamental esperamos que tirem as conclusões disso e devolvam a palavra ao povo", pediu Passos.

O líder da coligação de direita voltou a insistir que a austeridade é um "mal necessário", e criticou as explicações dos socialistas quando no passado a aplicaram. "A esquerda insiste que a austeridade tinha uma raiz ideológica. Foi o PS quem primeiro cortou nos salários e aumentou impostos, mas na altura dizia que era a contragosto", afirmou.

Passos Coelho justificou ainda a moção de rejeição: "No essencial, do que conhecemos dos valores politicos destes partidos, não concordamos com eles, opusemo-nos e vamos continuar a opor. O PS conduziu negociação de deriva radical. Este novo PS afastou-se do seu património político e histórico e aproximou-se das ideias que combateu no passado".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao Alfa
    04 dez, 2015 Lx 16:52
    Se Passos Coelho fosse honesto, responderia á sua questão da única forma possível... "Porque fomos uns aldrabões!"
  • Palhaçada!
    04 dez, 2015 Lisboa 16:47
    Em relação á legitimação do governo....há pessoas que nem com uma edição ilustrada da constituição chegavam lá... Concordo com a Sofia, que escreveu..."Dr. Passos Coelho imigre não brinque aos políticos , deixe-nos em paz de uma vez por todas". Subscrevo inteiramente!
  • Carlos Manuel
    04 dez, 2015 Laranjeiro 15:04
    É caso para dizer agora, Sr. " deputado " PPC emigre, não sei qual o mito !! Não seja piegas, toda a gente o faz.
  • Sofia
    04 dez, 2015 Lisboa 08:16
    Isto não deixa de ter graça "Dr. Passos não abandone, esteja sempre presente nas decisões do destino do País e de quem é obrigado habitar." a maioria dos portugueses pensa o contrário " Dr. Passos Coelho imigre não brinque aos politicos , deixe-nos em paz de uma vez por todas".
  • Francisco Carvalhais
    04 dez, 2015 Oeiras 02:20
    Para o Sr Alberto Martins a distância ideológica do PS para o PC(que desde o 25 Abril sempre se guerrearam) e'igual à do PSD para o CDS. O fundador do PS não era isso que pensava pois até fez uma aliança com o CDS. E os agrupamentos partidários na Assembleia da Europa como e' que se juntam?
  • Domingos Silva
    04 dez, 2015 Santarém 00:13
    Também me chamo Domingos Silva, mas nada tenho a ver com uma pessoa com o mesmo nome (ou utilizando-o) que aqui veio opinar que António Costa não é o Primeiro Ministro, mas o segundo. Talvez tomando uma caixa de Rennies essa azia lhe passe. E quanto à legitimidade do Governo, leia, ou escute, Manuela Ferreira Leite, Pacheco Pereira, Lobo Xavier, Santana Lopes, Morais Sarmento, etc. etc,. ou seja, sociais-democratas.
  • 03 dez, 2015 22:41
    Ó Pedro o Povo já não escolhia o teu Governo. Porque se o teu PSD fosse a votos sozinho, sem o CDS, sem a tua coligação de conveniência, não chegavas aos 20%
  • sousa
    03 dez, 2015 seixal 22:39
    Passos disse. "O pecado deste Governo foi não ter sido escolhido pelo povo mas nas costas do povo" PASSOS COELHO, DEIXA DE SER ALDRABÂO PELO MENOS UMA VEZ; OS PORTUGUSES ELEGERAM DEPUTADOS, NÂO PSEUDO CANDIDADO A 1º de QUAQUER COISA, VAI TRABALHAR EMIGRA:
  • alfa
    03 dez, 2015 matosinhos 21:35
    Muito bem dito. Agora me explique sendo o sr PPC nomeado 1º ministro, e se os restantes 122 deputados derrubaram o governo de PPC, não entendo como tal foi possível dizer que o governo actual está nas costas do povo se tem 122 deputados a apoia-lo. Mas já agora gostava que o senhor PPC me explicasse algo que perturba a minha consciência. Ora o senhor quando tomou conta do país a situação era um facto, catastrófica, e a divida soberana/externa na ordem dos cento e muitos mil milhões. Após todo o rigor que impos ao zé pagado da classe média, era entendido que com estas medidas de austeridade a divida diminuísse. Mas antes pelo contrário, a divida segundo os entendidos aumentou muitos milhões. agora pergunto? para que foi imposta tal austeridade se em nada resultou naquilo que deve preocupar todos os portugueses, que seria a redução da divida. Assim sendo não entendo quais os benefícios do seu governo para o bem de Portugal. O assunto que me continua a preocupar é a continuidade dos srs do Pe F insistirem de que o actual governo não tem legitimidade aos olhos do Povo. e o vosso governo de 10 dias tinha legitimidade???
  • João Freitas
    03 dez, 2015 Porto 21:35
    Oh Passos, vai dar uma volta que estamos fartos da tua prosápia.

Destaques V+