Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

IRS. Entrega em papel ou pela Internet vai ter data única

02 dez, 2015 - 17:17

Os trabalhadores dependentes têm entre 15 de Março e 15 de Abril, ou seja, relativas às categorias A e H.

A+ / A-

A entrega de IRS de 2015 em papel e pela Internet vão ter uma data única, entre 15 de Março e 15 de Abril para trabalhadores dependentes, ou seja relativas às categorias A e H.

Já para as restantes categorias o prazo de um mês começa a 16 de Abril. A Autoridade Tributária alerta ainda para o facto de terminar a 15 de Fevereiro do próximo ano, o período de consulta e registo de facturas no portal das finanças.

As novas datas constam do novo folheto com instruções de entrega, deduções, benefícios fiscais e taxas par 2016.

O “Negócios” avançava no início da semana que os contribuintes têm de garantir facturas com despesas gerais (roupa, calçado, mercearia, telefone, água, luz e tudo o mais que não caia nas outras categorias de deduções) de, pelo menos, 715 euros.

Estas facturas dão direito a uma dedução máxima de 750 euros por sujeito passivo (os filhos não contam). Caso não as tenham, pagam mais IRS do que até aqui, já que esta dedução substitui uma dedução pessoal por sujeito passivo que até aqui era automática.

Os contribuintes têm para garantir que todas as despesas feitas estão todas no e-fatura até 15 de Fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tomé Leitao
    03 dez, 2015 Carregado 14:05
    Acho normal seja assim mas também sobre taxas de casas deveriam cobrar mais baixo porque uma casa a mais. De 20anos e que não chega 15mil ainda paga taxa muito alta isso é que deviriam ver
  • Rui
    02 dez, 2015 Viseu 22:11
    750€ por sujeito passivo ou 250€...?

Destaques V+