Tempo
|
A+ / A-

Évora terá “porta da misericórdia” no Santuário de Vila Viçosa

02 dez, 2015 - 16:07 • Rosário Silva

Em nota pastoral, D. José Alves dá a conhecer o significado do Ano Santo e pede aos cristãos que se reconciliem com Deus.

A+ / A-

O Jubileu da Misericórdia é o tema da nota pastoral que o arcebispo de Évora escreveu à diocese e onde reforça a importância da proposta de Francisco.

“O papa propõe a todos os fiéis cristãos que abram o seu coração aos que vivem nas periferias existenciais e se disponham a cuidar-lhes das feridas com o óleo da consolação e a enfaixá-las com a misericórdia e tratá-las com a solidariedade e a atenção devidas, sem se deixarem cair na indiferença que humilha nem na habituação que anestesia o espírito e impede de descobrir a novidade” lê-se no documento.

D. José Alves alerta para a necessidade de “abrir os olhos para ver as misérias do mundo e ir ao seu encontro, pondo em prática as obras de misericórdia” como forma de viver o Evangelho, à semelhança dos discípulos.

Um convite aos cristãos a quem recorda os elementos mais significativos do Ano Santo: “A porta da misericórdia e a peregrinação”.

Ora este ano, “para que todos possam obter a graça da indulgência jubilar”, as dioceses foram convidadas a ter uma ou mais portas da misericórdia.

No caso da arquidiocese, anuncia o prelado “a Porta da Misericórdia está no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa” uma vez que, esclarece, “oferece melhores condições de acolhimento e de recolhimento do que a Catedral.

Assim, será aberta no próximo dia 13 de Dezembro e fechada no dia 13 de Novembro de 2016, período durante o qual se deve peregrinar.

Não obstante, o arcebispo adverte para que se “tenha em conta as peregrinações previamente agendadas e registadas no programa pastoral”. Entre elas, refere, “a Peregrinação Diocesana das Famílias, no dia 28 de Maio, para a qual convido todas as famílias da arquidiocese”.

Na nota pastoral, D. José aponta ainda a confissão como um sacramento associado ao Jubileu.

Por isso e para que esteja acessível a todos, pede “aos ministros do perdão que, durante todo o Ano Santo da Misericórdia, estejam mais disponíveis para acolher os penitentes, nos lugares e horários mais cómodos para os fiéis”.

No final do documento, escreve o prelado “para que a misericórdia divina possa manifestar-se em plenitude, na Quarta-feira de Cinzas e a meu pedido, o papa Francisco enviará para a nossa arquidiocese, como missionário da Misericórdia, o padre Giovanni del Ponte, Mater Dei, com a missão de pregar a Misericórdia, distribuir a graça do perdão e com poder para absolver todos os pecados, mesmo os reservados ao Sumo Pontífice”.

As celebrações do Ano Santo estão a ser ultimadas. Em Vila Viçosa, no dia 13 de Dezembro, a celebração começa às 11 horas, com início da Igreja da Misericórdia da vila, seguindo-se depois em procissão para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, onde será então aberta a Porta Santa numa das portas do Templo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 05 dez, 2015 11:27
    E em Lisboa, porque não uma porta da Misericórdia? Bem que precisamos.

Destaques V+