Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Tavares: Moção de rejeição da direita é um erro político

01 dez, 2015 - 23:43 • Raquel Abecasis

Em entrevista à Renascença, o líder do Livre - Tempo de Avançar dá conselhos à direita e receia uma vitória de Marcelo Rebelo de Sousa logo na primeira volta das presidenciais.

A+ / A-
Rui Tavares: Moção de rejeição da direita é um erro político
Rui Tavares: Moção de rejeição da direita é um erro político

A moção de rejeição que o PSD e o CDS vão apresentar ao programa do Governo socialista é um erro político, afirma o líder do partido Livre - Tempo de Avançar, Rui Tavares, em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Renascença.

"A direita está a invalidar o seu próprio argumento, ainda há poucas semanas, de que uma moção de rejeição é uma coisa para a usar só em casos extremos", argumenta o antigo eurodeputado.

Rui Tavares acrescenta: “PSD e CDS estão a forçar a esquerda, e do meu ponto de vista isso até é positivo, a legitimar este programa".

Nesta entrevista à Renascença, o historiador aconselha a direita a moderar a sua reacção a esta situação, porque "de cada vez que se põe numa posição inflexível de provocação em relação à esquerda, está a dar à esquerda razões para consolidar e sedimentar os seus entendimentos". "Se calhar, nem deveria dizer isto", sublinha o líder do Livre - Tempo de Avançar.

Quanto às próximas eleições presidenciais, Rui Tavares alerta para os riscos de a multiplicidade de candidatos a esquerda poder dar, de mão beijada, a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa logo na primeira volta, como aconteceu com a primeira eleição de Cavaco Silva.

Rui Tavares considera, por isso, errada a estratégia do Bloco de Esquerda e do PCP de apresentarem candidatos partidários, Marisa Matias e Edgar Silva, respectivamente.

“Não nos parece correcto que, nas eleições presidenciais, os partidos apresentem candidatos presidenciais para marcar o seu terreno. A estratégia do PCP e do Bloco envolver riscos de permitir que a direita ganhe à primeira volta ou que o candidato da esquerda que passe à segunda volta acabe por não ser o candidato com mais hipóteses de ganhar”, conclui o líder do Livre – Tempo de Avançar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Petervlg
    02 dez, 2015 Valongo 14:47
    O problema dos nossos políticos é que olham para os seus interesse; Antes de se apresentar qualquer documento NUNCA se pode dizer que vota a favor ou contra, isto passou-se com a esquerda Portuguesa e agora com a direita, é estúpido, primeiro analisa-se e depois vota-se. esta é categoria dos nossos políticos, direita ou esquerda é tudo igual.
  • É mais um
    02 dez, 2015 Lis 12:36
    .....Mas alguém ainda considera que Passos e Portas têm inteligência política? ....É que a chica espertice um dia acaba...como acabou...agora é só um espernear para ainda terem alguma atenção...
  • Luís B.
    02 dez, 2015 Mirandela 11:19
    Neste país toda a gente dá opinião, mesmo que, como é o caso, se trate de alguém cuja mensagem não passou no eleitorado e como tal não foi eleito. A opinião em causa marca o campo esquerdista do autor e com tal, marca também a tendência do conselho que pretende dar ao centro direita. A única preocupação dele é que o candidato apoiado pelo centro direita possa ser eleito logo à 1ª volta.. isso incomoda-o? Deveria pensar é porque razão o eleitorado, o povo, assim pode decidir , escolhendo alguém do centro e não da esquerda... Quanto à moção de rejeição, eu pessoalmente, não a apresentaria. É um facto que o país vive uma situação extrema, pois jamais, e por muita ginástica mental e ou de moral politica que a esquerda queira fazer, se consegue meter no mesmo projecto alguém que tem de cumprir metas orçamentais, e alguém que continua a viver antes da queda do muro de Berlin. Mas também é um facto que a Constituição do PREC e a falta de escrúpulos de quem quis transformar uma derrota numa quase vitória eleitoral, permitem o cenário actual... então o melhor é mesmo o voto contra o programa de Governo da troika esquerdista, deixá-los governar e daqui a uns esses, com os indicadores orçamentais a caírem para o lado errado, então sim, apresentar a moção de rejeição... Acho que o povo deve conhecer a gestão de Costa, da manipulação da Justiça, dos desequilibros orçamentais que obrigarão a mais sacrifícios desse povo que se encolheu nas últimas eleições....
  • Pedro pereira
    02 dez, 2015 Porto 06:02
    O Sr Rui tavares dirigente do livre não teve votos para ser deputado.enquanto historiador não EH independente, não seria correcto mudar de vida profissional?
  • O duo de giringonços
    02 dez, 2015 lis 01:48
    Passos e Paulo estão cada vez mais ressabiados!...Ridiculos!

Destaques V+