Tempo
|
A+ / A-

Obama quer dar força jurídica a alguns pontos do novo acordo climático

01 dez, 2015 - 20:50

Democrata ou republicano, Obama considera que o próximo Presidente dos Estados Unidos vai ter de agir para combater o aquecimento do planeta.

A+ / A-

Alguns pontos do acordo que sair da Cimeira do Clima, que decorre em Paris, devem vincular juridicamente os países, admitiu esta terça-feira o Presidente norte-americano.

Barack Obama defende que as nações devem estar juridicamente vinculadas, nomeadamente, à revisão periódica das metas de redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Esta é considerada uma das questões mais importantes do acordo que está a ser discutido na capital francesa.

Em conferência de imprensa em Paris antes de regressar aos Estados Unidos, Obama afastou, desta forma, um dos vários obstáculos a um novo acordo mundial para combater as alterações climáticas e foi ao encontro do que defendem a União Europeia e outras nações desenvolvidas.

O Partido Republicano, que controla o Congresso norte-americano, promete não deixar passar um pacote de biliões de dólares que Obama prometeu para apoiar as nações em desenvolvimento a combater o aquecimento global.

Questionado pelos jornalistas, Obama, que termina o mandato no próximo ano, declarou que o impacto das alterações climáticas vai obrigar qualquer futuro Presidente dos Estados Unidos a agir, seja ele democrata ou republicano.

O Presidente norte-americano está confiante no resultado da Cimeira do Clima de Paris. Obama declarou que os 150 países participantes estão a levar o problema das alterações climáticas “muito a sério” e acredita que os compromissos serão cumpridos.

Obama encontrou-se esta terça-feira com os representantes das pequenas ilhas ameaçadas pelo aumento do nível do mar e prometeu apoios, porque estão “entre os mais vulneráveis às mudanças climáticas”.

“Eu sou um rapaz da ilha. Eu compreendo a sua beleza, mas também a fragilidade”, sublinhou o Presidente norte-americano.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    02 dez, 2015 Cacém 08:14
    Deixem de prometer aquilo que não podem dar! É por estas e por outras que a "Democracia" chegou onde chegou! Apenas força para mudarmos o que podemos, coragem para aceitarmos o que não podemos mudar e sabedoria para saber a diferença entre os dois! Podemos intervir, na atividade humana, na poluição. Mas estamos muito, muito longe de CONTROLAR o Clima! Deixem de Mentir! Vai dar mau resultado!

Destaques V+