Tempo
|
A+ / A-

Paulo Morais exige discussão do Orçamento do Estado "antes do fim do mês”

01 dez, 2015 - 19:40

Candidato presidencial pede urgência ao novo Governo e defende que o documento tem de entrar em vigor o mais depressa possível.

A+ / A-

O Governo tem obrigação de apresentar a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2016 a tempo de ser discutido ainda durante este mês, defende o candidato presidencial Paulo Morais.

O antigo dirigente da Associação Transparência e Integridade, que formalizou esta terça-feira a candidatura às eleições presidenciais, considera que o Orçamento pode ser um documento simples, ao contrário daquilo que os políticos têm dado a entender.

“Eu não entendo este atraso na entrega do Orçamento do Estado. Normalmente, é dito que o Orçamento é um documento muito complexo, mas pode ser simples. Tem sido um documento complexo porque os políticos querem que as pessoas não percebam nada do que está no Orçamento do Estado”, acusa o antigo vice-presidente da Câmara do Porto.

Na opinião de Paulo Morais, o Orçamento “não precisava de ter 300 ou 400 páginas, bastavam quatro páginas a explicar como vai ser distribuída a despesa do Estado e donde é proveniente a receita”.

Por isso, defende que “não há razão nenhuma para o Orçamento do Estado não ser discutido antes do fim do mês”.

"Onde os outros tiverem bandeiras, nós temos ideias”

Paulo Morais falava aos jornalistas à porta do Tribunal Constitucional, onde foi o primeiro formalizar a candidatura às eleições presidenciais ao entregar cerca de oito mil assinaturas.

Promete uma campanha contra a política espectáculo, sem bandeiras, arruadas e jantares, mas de combate de ideias.

"Onde os outros tiverem bandeiras, nós temos ideias. Onde os outros tiverem jantares, nós temos debates", disse, deixando um repto: "Chega de política espectáculo, é preciso política de convicções", declarou.

Paulo Morais escolheu simbolicamente o dia 1 de Dezembro, no qual se comemora o dia da Restauração da Independência, para formalizar a candidatura à Presidência da República.

As eleições presidenciais estão marcadas para 24 de Janeiro de 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    02 dez, 2015 Moura 11:11
    Que grande cromo.
  • Irrealismo
    02 dez, 2015 Lx 09:29
    Perante as condições e o zero deixado no ministerio das finanças pelo governo de direita radical, como é isso possivel. Com esta tirada, este sr demonstra que não está em condições para vir ocupar o cargo de PR.
  • Confiante
    01 dez, 2015 Figueira da Foz 21:47
    Um Homem que fala com clareza, que não utiliza palavras fúteis para toldar as ideias de quem o ouve, que ussa a transparência como principio em tudo aquilo que diz e faz.

Destaques V+