Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bomba artesanal pode ter provocado explosão no centro de Istambul

01 dez, 2015 - 16:34

Cinco pessoas ficaram feridas. Incidente aconteceu numa passagem aérea, perto da linha de metro.

A+ / A-
Explosão no centro de Istambul provoca cinco feridos
Explosão no centro de Istambul provoca cinco feridos

Uma bomba de fabrico artesanal pode estar na origem da forte explosão que atingiu, esta terça-feira, uma zona perto de uma estação do metro de Istambul, segundo os media turcos, que também avançaram que o incidente fez cinco feridos.

O tráfego em toda a rede do metro foi imediatamente suspenso pelas autoridades locais. Vários minutos mais tarde, a circulação foi retomada em algumas linhas.

Fontes próximas dos serviços de segurança, citadas pela agência noticiosa turca Dogan e pelo diário “Hurriyet”, afirmaram que a explosão foi provocada por um engenho escondido num tubo e colocado junto a um viaduto de passagem para a estação de metro de Bayrampasa, uma área residencial e industrial de Istambul, a maior cidade da Turquia.

"Cinco dos nossos cidadãos ficaram feridos quando uma bomba artesanal deixada nas barreiras do viaduto explodiu", afirmou Atilla Aydiner, responsável administrativo da zona de Bayrampasa, em declarações ao canal de televisão turco A Haber TV.

Outros media turcos indicaram que a explosão poderá ter sido acidental, provocada por um transformador eléctrico.

Nenhuma destas pistas foi, até ao momento, confirmada por uma fonte oficial.

As televisões turcas transmitiram imagens de várias ambulâncias a chegarem ao local da explosão.

A Turquia tem sido palco de vários atentados nos últimos meses, incluindo uma dupla explosão durante uma manifestação pela paz em Ankara no mês de Outubro. O ataque, que matou cerca de cem pessoas, foi atribuído ao autodenominado Estado Islâmico.


[notícia actualizada às 19h46]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • CAMINHANTE
    01 dez, 2015 LISBOA 19:16
    O atentado de Outubro, em Ankara, contra uma manifestação pró direitos dos Curdos, imputado ao Daesh, deixa muitas dúvidas quanto aos verdadeiros mandantes de tal monstruosidade... serviu os interesses do Poder instalado na Turquia.

Destaques V+