Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Relação absolve antiga ministra Maria de Lurdes Rodrigues

01 dez, 2015 - 16:10

Ex-governante tinha sido condenada a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político, num caso relacionado com a contratação advogado João Pedroso.

A+ / A-

O Tribunal da Relação de Lisboa absolveu a antiga ministra da Educação. Maria de Lurdes Rodrigues tinha sido condenada em primeira instância a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político.

Segundo fonte do tribunal, a Relação considerou que "não houve dolo" na contratação do advogado João Pedroso, irmão do ex-ministro Paulo Pedroso, nem intenção de o beneficiar.

Em Setembro de 2014, Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação entre 2005 e 2009, foi condenada a três anos e seis meses de pena suspensa, por prevaricação de titular de cargo político, num caso relacionado com a contratação advogado João Pedroso.

João Pedroso e João da Silva Batista (secretário-geral do Ministério da Educação) que haviam sido condenados a três anos e seis meses de prisão, igualmente com pena suspensa, foram também hoje absolvidos pelo TRL, numa decisão que teve como relatora a desembargadora Maria José Machado.

Em primeira instância, os três arguidos foram ainda condenados a pagar indemnizações ao Estado: Maria de Lurdes Rodrigues e João Batista a desembolsar 30 mil euros, cada um, e João Pedroso 40 mil euros, o que fica sem efeito.

Segundo a mesma fonte da Relação, a decisão hoje tomada pelo TRL não admite recurso para o Supremo Tribunal de Justiça.

Em causa no processo estava a contratação de João Pedroso, por ajuste directo, para exercer tarefas de consultoria jurídica, a partir de 30 de Janeiro de 2007, mediante o pagamento de 220 mil euros (sem IVA), a serem pagos em duas prestações.

O trabalho não chegou a ser concluído, mas o advogado devolveu parte das verbas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé Nabo
    03 dez, 2015 Pegões 23:09
    Juíza condenada a pena de advertência não registada no final de 2013 por ter participado na campanha eleitoral do PS… Juíza casada com um deputado do PS… A julgar uma ex-ministra condenada por actos praticados no exercício de funções num governo do PS… Estando em causa as ligações que os 3 arguidos condenados tinham tido antes em cargos de confiança em gabinetes governamentais socialistas… Os 3 arguidos condenados são uma ex-ministra da Educação socialista, um ex-secretário-geral do Ministério da Educação e um militante socialista… O jurista escolhido, João Pedroso, militante socialista, irmão do antigo ministro socialista Paulo Pedroso, trabalhou com o ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade Ferro Rodrigues (depois substituído nessa pasta por Paulo Pedroso), também na direcção da Segurança Social e com o ex-primeiro-ministro socialista António Guterres… Nem se está a ver aqui nada em comum… Onde está a independência dos juízes???
  • rosinda
    02 dez, 2015 palmela 01:27
    esta ja nao e prevericadora!
  • Kaganiço
    01 dez, 2015 Montreal.canada 23:19
    Há um Provérbio alemão que diz: "Um Corvo não tira o olho a outro Corvo"
  • Pela transparência
    01 dez, 2015 Amadora 20:41
    Esta justiça é assustadora e tem a cumplicidade de alguma imprensa que censura quase tudo. Mas eles não andaram todos na mesma escola? Parece que não, a uns ensinaram uma coisa a outros outra. Se são os tribunais a fazerem a lei, isso viola o principio da separação de poderes. O ditado diz: "Cada cabeça sua sentença", assustador! Isto devia ser explicado ao país.
  • Manuel
    01 dez, 2015 Lisboa 17:17
    Isto é a prova mais provada que os politicos são donos disto tudo.

Destaques V+