Tempo
|
A+ / A-

​Bragança quer construir a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo

01 dez, 2015 - 15:57 • Olímpia Mairos

A autarquia propõe-se juntar mais de duas mil pessoas na praça do município e assim entrar no Guiness.

A+ / A-

Bragança quer entrar para o livro dos recordes com a maior árvore de Natal humana iluminada do mundo, um evento que faz parte do programa das festas natalícias que arranca esta terça-feira e se prolonga até 6 de Janeiro.

Tornar Bragança na “Terra Natal e de Sonhos” é o grande objectivo da autarquia, que investe 160 mil euros no conjunto de iniciativas, e que fará com que “o centro histórico de Bragança seja mais animado e a economia seja dinamizada, e que a cidade se afirme cada vez mais como um destino turístico, também na época do Natal”, explica o presidente da Câmara, Hernâni Dias.

Além do reforço do investimento e das actividades, a autarquia propõe-se juntar mais de duas mil pessoas na praça do município, para darem forma à maior árvore de Natal humana iluminada.

Responsáveis pelo Guinness World Record estarão presentes em Bragança, a 9 de Dezembro, para atestar o feito que não deverá ser difícil de alcançar, já que, segundo Hernâni Dias, “não consta do livro dos recordes nada semelhante”.

Bragança também solidária

As actividades previstas para a quadra destinam-se a todas as faixas etárias. Em destaque surge a pista de gelo instalada na Praça Camões, que este ano será maior e coberta para que o frio e a chuva não afastem os “patinadores”. As receitas da bilheteira vão reverter para as associações humanitárias dos bombeiros do concelho.

A vertente de solidariedade está presente também no concerto organizado pela Associação Académica do Instituto Politécnico de Bragança, com o jovem artista português “AGIR”. Por cada bilhete vendido será doado um euro à Obra Kolping, uma instituição que acolhe crianças em risco e que “está a passar por dificuldades”.

De solidariedade é feito também, pelo quarto ano, o jogo entre os amigos do internacional de futsal Arnaldo Pereira e do jogador de futebol Pizzi, ambos naturais desta região.

Durante mais de um mês, “Bragança, Terra Natal e de Sonhos” proporcionará animação e iluminação de rua alusivas à quadra, concertos, dança, musicais infantis, exposições, desfiles de pais Natal, banca de natal, oficinas de leitura, entre outras iniciativas.

Os visitantes terão também oportunidade de testemunhar as tradições locais de Natal, nomeadamente a Festa dos Rapazes, Festa de Santo Estêvão e a Festa dos Reis que decorrem em várias aldeias com a presença dos típicos caretos, os mascarados transmontanos.

O retorno

A autarquia espera que o programa desenhado para celebrar a quadra natalícia possa trazer o mesmo retorno que no ano passado. A iniciativa teve, de acordo com o município, “imenso retorno”, no ano de 2014.

“Estou certo que teremos cada vez mais gente a vir a Bragança nesta época do ano, o resultado e o retorno económico para o município serão seguramente importantes”, frisa o autarca brigantino.

Na última edição registou-se um acréscimo de mais de 6% na área da hotelaria, um aumento de 50% de ocupação no parque de estacionamento da Praça Camões, quando comparado com a época natalícia de anos anteriores e os equipamentos culturais tiveram mais 7,2% de visitas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kaganiço
    02 dez, 2015 montreal.canada 14:18
    160 mil euros, mata fome a muita gente. Isto é o que eu chamo a mania das grandezas !
  • 02 dez, 2015 11:46
    Acho bem que os municípios desenvolvam iniciativas para o desenvolvimento das regiões . Aliás é essa uma das suas tarefas. Mas gastar os dinheiros do município para algumas atividades estou me a referir ' a maior árvore de natal humana' tendo apenas como propósito entrar no Guiness , considero um desperdício de dinheiro e de recursos. Sempre considerei esse tipo de iniciativas muito provincianas. Deveríamos concentrarmo-nos em fazer coisas que se distingam pela sua qualidade e inovação e não neste tipo de atividades que não trazem qualquer mais valia ao nosso País

Destaques V+