Tempo
|
A+ / A-

O chocalho já é património cultural imaterial da UNESCO

01 dez, 2015 - 14:26 • Redacção com Rosário Silva

A candidatura da arte de fazer chocalhos - uma espécie de GPS do gado - é promovido pelo Turismo do Alentejo, Câmara de Viana do Alentejo, Junta de Freguesia de Alcáçovas e por outros municípios que ainda têm fabricantes de chocalhos.

A+ / A-
Chocalhos: a banda sonora das planícies está a calar-se
Chocalhos: a banda sonora das planícies está a calar-se

A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) aprovou esta terça-feira a classificação da arte chocalheira portuguesa a Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente.

A candidatura da arte de fazer chocalhos - uma espécie de GPS do gado - é promovido pelo Turismo do Alentejo, Câmara de Viana do Alentejo, Junta de Freguesia de Alcáçovas e por outros municípios que ainda têm fabricantes de chocalhos.

A arte e a técnica são provenientes do período romano. Os chocalhos, produto de um ofício tradicional em extinção, retratam um período de trocas culturais que se perderam no tempo mas não na história.

Dos 13 mestres chocalheiros que restam no país, nove têm mais de 70 anos e os outros têm entre 30 e 40 anos, mas nenhum tem aprendiz.

Os resistentes têm o seu epicentro na freguesia de Alcáçovas, no concelho de Viana do Alentejo.

Esta arte pode parecer simples, mas a "construção implica conhecimentos profundos, desde a música à serralharia do ferreiro", afirma Paulo Lima à Renascença. "O chocalho é um objecto sonoro que tem de ser afinado. Há todo um saber, desde a escolha do metal até à afinação, que é uma arte única", recorda.

O presidente da Câmara de Viana do Alentejo, Bengalinha Pinto, disse que a classificação do fabrico de chocalhos contribuirá, para o desenvolvimento da região. "Esta conquista valoriza os chocalheiros e esquilaneiros, assim como o seu engenho e todo o património material e imaterial do concelho e respectivas potencialidades".

Já o presidente da Turismo do Alentejo / Ribatejo, António Ceia da Silva, "a identidade é um valor determinante na diferenciação e certificação de um destino turístico, logo o título agora conquistado pelo fabrico de chocalhos vem reforçar, junto dos mercados, a singularidade e diversidade de um Alentejo que se posiciona pela excelência e singularidade".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Eborense
    07 dez, 2015 Évora 14:31
    Alguém me sabe dizer como é que eu posso oferecer um chocalho ao Dr. Costa para que ele não se perca nos corredores de Bruxelas?
  • Kaganiço
    01 dez, 2015 Montreal.canada 23:16
    Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !Uau !
  • jose
    01 dez, 2015 porto 22:51
    chocalho! Era um bom instrumento para colocar no pescoço dos deputados, afinal aquilo agora mais se identifica com um circo onde não falta a canzoada e a gatice.
  • Teresa Resende Dias
    01 dez, 2015 Porto 20:16
    Parabéns ao Chocalho!!! É altura de ver/ouvir a canção com música de Resende Dias: https://resendedias.wordpress.com/2015/11/21/chocalhinho/ Muito obrigada!
  • Francisco
    01 dez, 2015 Lisboa 17:50
    Não tenho nada contra o chocalho, mas vem me um largo sorriso com esta notícia que é bem demonstrativa do que somos e como somos. Os outros fabricam automóveis, frigoríficos, maquinas de toda a espécie, inventam novas rodas e nós ficamos todos babados com os nossos chocalhos!!!!. Deve ser para encontrarmos o rumo ou o Norte , a casa, que era a principal função desta preciosidade. E veja-se o foguetório que por aí vai.
  • tuga
    01 dez, 2015 lx 16:47
    gps do gado?? anyway... isto agora é só património, é o fado, é o cante, é o chocalho... posso candidatar as ceroulas do meu avô? foram autografadas pelo d. manuel 2º !

Destaques V+