Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve. Metro de Lisboa parado em três manhãs da próxima semana

01 dez, 2015 - 12:46

Datas escolhidas: 9, 10 e 11. Serviços mínimos vão ser avaliados pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social na quinta-feira.

A+ / A-

Os sindicatos dos transportes convocaram uma greve parcial no Metro de Lisboa durante três dias na semana que vem. A paralisação está marcada para os dias 9, 10 e 11 de Dezembro, de quarta a sexta-feira.

É a primeira greve marcada desde a tomada de posse de António Costa, convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS), pelo Sindicato dos Trabalhadores da Tração do Metropolitano de Lisboa (STTM), pelo Sindicato da Manutenção do Metropolitano (SINDEM) e pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes (SITRA).

O Metro vai ficar parado durante três horas à entrada do primeiro período de trabalho, segundo informações da FECTRANS.

A existência de serviços mínimos vai ser avaliada pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social na quinta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Doina Simion
    04 dez, 2015 Setúbal 08:10
    E o pior de tudo é que os estudantes que vêm de longe e que passam horas em transportes públicos ainda têm de vir mais cedo para chegarem a pé aos seus estabelecimento de ensino, apesar de terem pago um balurdio pelo passe de metro que supostamente incluía godos os dias! Ainda para mais em tempos de frequências que é a altura mais prejudicial! Porque é que não fazem greve ao fim de semana para não criar distúrbios nas pessoas que querem trabalhar e estudar tranquilamente?! Porque é que uns têm de pagar pelos outros? Porque ré que não retiram da mensalidade do passe os dias em que pensam fazer greve? Acredito que ficaria muito mais em conta.
  • ohsemnome
    02 dez, 2015 rqtparta 16:43
    Oh do comentário sem nome, não me digas que as pessoas vão fazer as greves todos os dias e ainda vão ganhar? É porque as poucas que fiz foi para perder dinheiro, e ficaram tudo na mesma, o bombo é sempre os trabalhadores, estes é que têm que pagar as favas. Não sei qual é as regalias dos trabalhadores do metro, mas muita gente anda a ganhar 500 e 600 euros e tem os salários congelados há cinco anos e ainda perderem subsídios, e estes quando fazem greve é porque são malandros e querem descansar. Chegou-se ao ponto de os trabalhadores serem vistos como despesa e de regalia e não produtivas, mesmo os que nem ganham dinheiro para as despesas, mas o que revolta é ainda ver algum idiota, muitos daqueles a arrotar fartura ainda criticarem por quem reclama pelos seus direitos e pela sua dignidade. Por mim até podiam acabar com as greves, já agora também podem tirar metade do ordenado para que haja ainda mais miséria, assim como assim os patrões é que ditem as leis, o paspalho do coelho nunca passou de uma marionete nas mãos da troika e dos patrões, e o trabalhador cada vez mais na miséria. Os trabalhadores deviam era sair todos deste país para os patrões chuparem no dedo, ou então estes que trabalhem para muitos poderem enriquecer mais. Mas sabes o que é pior é que se as pessoas não têm dinheiro para gastar e por isso muitos também têm que fechar as portas.
  • 02 dez, 2015 10:18
    Ainda virá o mês que teremos greves todos os dias exceto ao fins de semana. Chega de gozarem connosco. Privatizaçaõ já!!!!!!!!!
  • Aguardemos ...
    01 dez, 2015 Lisboa 21:38
    Então?! Diziam que isto agora ia parar, com o Governo de frente de esquerda?! Diziam ... os ingénuos que acreditam em contos para crianças. Isto é lindo! Aguardemos ... Quando Costa tentar fazer as coisas com calma, e a CGTP e o PCP não quiserem, vai ser um lindo "fogo de artifício". Ai, eu confesso que estou a começar a divertir-me. A coisa ainda estoira mais depressa do que se pensa ...
  • Isabel
    01 dez, 2015 Lisboa 20:25
    Alguma coisa terá que ser feita com estes senhores. As empresas de transportes existem para servir os cidadãos, não são armas de arremesso para servir os interesses de quem lá trabalha.
  • Ribas
    01 dez, 2015 18:09
    CP, Carris e Metro, urge a privatização. Já chega de brincar com quem paga passe e passe horas nas plataformas ao frio , à chuva ou ao calor à espera que estes senhores, nos dêem uma boleiazinha. Pagamos e ainda lhe temos que pedir - por favor trabalhem. Governantes de Portugal, saiam do seu conforto e vejam como somos tratados, dia a dia, a caminho do trabalho e de casa. Vejam a tabela de aposentações e comparem-nas à dos funcionários da CP, Carris; Metro. Eles ganham mal. O perfeito do BES ganha mal. Do BCP com 170 000€ ganha uma miséria. E nós que ganhamos 300, 400 ou 500 euros somos felizardos?
  • rqtparta
    01 dez, 2015 rqtparta 15:04
    Não sou contra as greves mas estas nem sequer resolvem coisa nenhuma, e o pior é que prejudicam os contribuintes que em nada têm culpa, mas a resolução não passa por vender e privatizar tudo. Com certeza que há muito descontentamento, mas este está também noutros setores de trabalho e as greves resolveram uma p@-ra e metade de outra, a não ser retirar os dias de trabalho no salário no fim do mês, sim porque para muitos idiotas aqueles dias não se desconta é para passar férias e descansar, os funcionários públicos estão cheios de regalias, se há alguns que ganhem bem outros ganham uma m---da, não podem se queixar, e ainda se dizem democratas esta cambada de fascistas. São 5 anos de salários congelados, com cortes de subsídios, com muitos a ganharem 600 euros ou pouco mais, a perderem direitos, como se os trabalhadores é que tivessem culpa da crise. E agora falam de consumo, como se as pessoas estivessem a ganhar com dignidade, quando a maior parte nem ganha para as despesas e muitos vivem na miséria como se vive num pais do 3º mundo, com os ricos mais ricos e os pobres mais pobres. Se uma empresa não pode pagar trabalhadores pois que trabalhem só os empresários e os gestores, estes que muitas vezes ganham por dia um salário de um trabalhador. Ou ainda se um trabalhador não tem dignidade para ganhar com dignidade e é visto como despesa então que não se dê trabalho. Deviam era sair todos deste pais, e mandar estes, que só pagam uma miséria que nem dá para as despesas, mamar.
  • antonio
    01 dez, 2015 lisboa 14:50
    Aí estão os malandros (ML) no seu melhor! BOns salários, regalias até para o gato viajar de graça...e faça-se greve do TiArmênio! o povo é quem ordena! Por mim privatizava já. Somos um povinho estúpido que aceite que um grupinho de de comunas brinque às greves constantemente. Mas caminhemos como o sô Costa determinou, parece que vai apoiar até 24/12 o sr Socrates candidato a Belém!!
  • O Tal
    01 dez, 2015 Por Aí 13:10
    Por estas e por outras razões, que a privatização deve avançar rapidamente, são sorvedouros de dinheiro dos contribuintes.

Destaques V+