Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Reformas antecipadas sofrem corte de 13,3% no próximo ano

01 dez, 2015 - 12:15

O "Diário Económico" indica que a penalização das reformas antecipadas aumentará 0,3 pontos percentuais, em 2016, em relação ao que aconteceu durante este ano.

A+ / A-

Os trabalhadores do privado e à função pública que pedirem a reforma antecipada durante o próximo ano podem contar com um corte de 13,3%. O que motiva este corte é o aumento da esperança média de vida, noticia, esta terça-feira, o “Diário Económico”.

A este corte soma-se ainda a penalização de 0,5% por cada mês de antecipação face à idade exigida, que é de 66 anos e dois meses em 2016.

Este ano, o factor de sustentabilidade do sistema de pensões resulta num corte de 13,02%. Ou seja, no próximo ano essa penalização sobe 0,3 pontos percentuais.

O acesso às reformas antecipadas na Segurança Social esteve vedado entre Abril de 2012 e Dezembro de 2014 e foi descongelado parcialmente este ano apenas para os trabalhadores que se aposentarem aos 60 anos de idade e 40 anos de serviço. Na função pública, sempre foi possível antecipar a reforma e os trabalhadores que aos 55 anos de idade completem 30 anos de serviço podem abandonar os postos de trabalho.

A idade de reforma está actualmente indexada à esperança média de vida, pelo que em 2017 passará dos actuais 66 anos e dois meses, para os 66 anos e três meses.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • norberto
    01 dez, 2015 funchal 17:12
    Isto é vergonhoso. Tenho 50 anos de descontos e 64 anos de idade, se quiser pedir a reforma antecipada sou penalizado, então para que serve ter uma carreira contributiva longa.
  • pipa
    01 dez, 2015 lisboa 16:13
    e quem tem ja 43 de descontos e nao tem 66 anos de idade como fica a reforma vamos trabalhar quantos anos mais ladroes
  • Alberto
    01 dez, 2015 Funchal 13:52
    Com respeito, a Comunicação Social deve estar a enganar o Povo. esta notícia seria referente ao anterior Governo. Então já esqueceram que este (Governo) ia acabar com o "roubo" dos ordenados e Reformas?? A Catarina e o Sr. serralheiro Jerónimo estão fartos de dizer que era preciso repor vencimentos e reformas e o Sr. Centelho reafirmou 35 vezes que isso era possível e só não acontecia porque Passos não queria!! E mais...a validar tudo isto, esteve o sr, Arménio.

Destaques V+