Tempo
|
A+ / A-

Políticas do novo Governo vão tornar Portugal "não sustentável", alerta Pires de Lima

01 dez, 2015 - 00:19

Antigo ministro preocupado com "prioridade" ao consumo privado. "Competitividade das empresas é um termo quase proibido”, lamenta o antigo ministro da Economia.

A+ / A-

As prioridades do novo Governo colocam Portugal em risco de gerar défices externos e tornar o país insustentável, alerta António Pires de Lima.

Na 100ª edição do Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia, o antigo ministro da Economia afirmou que a excessiva preocupação com o aumento do consumo privado vai ditar o fim do investimento externo.

“Não se ouve falar de competitividade por parte deste Governo. A competitividade das empresas é um termo quase proibido”, lamenta Pires de Lima.

“ Ao ter como linha prioritária o consumo privado, esta política económica vai suscitar um aumento substancial das nossas importações e nós vamos voltar, infelizmente, a ser um país que gera défices externos e, por isso, não sustentável”, prevê o antigo ministro da Economia.

O novo Governo de António Costa, sublinha, não terá capacidade de atrair investimento externo, porque está de “forças extremistas” – o Bloco de Esquerda e o PCP - que duvidam do capital.

“Qual é o Governo que está em melhores condições de atrair investimento, sendo que investimento significa sempre capital. Um Governo que está dependente de forças extremistas da esquerda, que desconfiam do capital, que têm uma desconfiança inata e que verbalizam sempre que podem das grandes empresas, ou um Governo pró-liberal, que se revê numa economia de mercado e que tem um passado de respeito permanente pela estabilidade daquilo que são as condições para fazer investimento. Penso que é uma pergunta de resposta, mais ou menos, óbvia.”

À margem do debate no Clube dos Pensadores, Pires de Lima afirmou que os dados do INE mostram um crescimento da economia portuguesa ainda que moderado:

“É um crescimento moderado, mas estamos a crescer. É esse o legado que o anterior Governo deixa e é muito objectivo. Os dados do terceiro trimestre dão um crescimento de 1,4%. Isto não é estagnação em nenhuma parte do mundo. É crescimento, moderado é certo, mas é crescimento”, argumenta o antigo ministro da Economia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alentejano
    01 dez, 2015 Évora 20:22
    Mais um chocalho que vou ter que oferecer a outro, que também parece que anda perdido.
  • Para este bejecas
    01 dez, 2015 port 15:47
    Qual será o significado de "sustentavel"? será que é vender a patacos as joias da coroa de Portugal, e ainda passar aos contribuintes à responsabilidade da má gestão dos privados na TAP? É esta a sustentabilidade deste figurão!...
  • Misabel
    01 dez, 2015 Almada 13:47
    E que tal ter vergonha na cara????????? Felizmente acabou o vosso reinado. Deixem-nos respirar um pouco, a grande maioria do povo português estava a sufocar. Como já aqui foi referido EMIGREM, era um favor enorme que nos faziam
  • Ferreira
    01 dez, 2015 Lisboa 13:12
    Ainda ninguém disse a este cavalheiro que o tempo dele já terminou e que não deixou saudades a ninguém. São piores que a sarna.
  • Luis
    01 dez, 2015 Lisboa 12:26
    Esta gente deixou os portugueses na desgraça e andam por ai a pavanear-se e a lançar intrigas sem fundamento eles querem é que portugal arda para depois virem como saqueadores com pele de bombeiro.
  • Estes gajos
    01 dez, 2015 Lis 11:17
    Não largam o osso! Arre!...Mas queremos lá saber o que ele diz! Emigra!...
  • ISIDORO FOITO
    01 dez, 2015 elvas 11:11
    este senhor é mesmo do pior que eu ja vi , andou a vender empresas na clandestinidade segundo consta a tap é uma delas e o que fizeram foi crime e ja se encontra em tribunal , fez figura de alcoólico com as taxas e taxinhas , mentiu com todos os dentes que tem na boca , a não ser que não tenha nenhum e ja lhos tenham partido todos , não deixaram sequer um rascuinho do orçamento de cada ministério para o futuro governo , tem mau perder , normal ja salazar assim era , ja estava morto e ainda mandava , deviam ser todos investigados pelo MP para vermos quantos socrates estavam neste governo
  • Paulo
    01 dez, 2015 vfxira 10:19
    Sr.Pires de Lima,se Portugal se tornar insustentável,tem sempre a hipótese de emigrar,há vários países sustentáveis por esse mundo fora.Agora as politicas são outras,assim como os políticos,vamos esperar para ver quem faz mais por Portugal e pelo povo.
  • As premonições
    01 dez, 2015 Pt 10:05
    Do Bejecas! Este e o seu ex secretario Serginho deixaramum lindo serviço com a venda da TAP! Lá ficaram os contribuintes com os encargos da parte de leão oferecida aos privados. E o Serginho pago a peso de ouro para ir oferecer o Novo Banco a quem lhe oferecer tacho!...Malandragem!
  • Fanã
    01 dez, 2015 aveiro 09:47
    Nos últimos quatro anos muitas famílias viveram sem sustentabilidade, ao ponto do vosso governo mandar IMIGRAR. Imigrem vocês!

Destaques V+