Tempo
|
A+ / A-

Pires de Lima acusa novo Governo de "despromover" competitividade das empresas portuguesas

30 nov, 2015 - 22:52

"Alguém vê na figura truculenta do dr. Santos Silva um promotor das empresas portuguesas no exterior?", pergunta antigo ministro da Economia.

A+ / A-

O novo Governo "despromoveu" a competitividade das empresas portuguesas e deixou-as sem uma verdadeira representação no estrangeiro, acusa o antigo ministro da Economia António Pires de Lima.

“Nesta nova orgânica do Governo, quem representa verdadeiramente as empresas portuguesas no exterior? Quem as ajuda?”, começou por perguntar na 100ª edição do Clube dos Pensadores, realizada esta segunda-feira à noite, em Vila Nova de Gaia.

António Pires de Lima considera que o novo ministro dos Negócios Estrangeiros não tem o perfil adequado, é “truculento” e o ministro da Economia não tem essa responsabilidade.

“O novo ministro dos Negócios Estrangeiros? Alguém vê na figura truculenta do dr. Santos Silva um promotor das empresas portuguesas no exterior? O novo ministro da Economia, um académico respeitado, mas que não tem, organicamente, responsabilidade de promover as empresas portuguesas no exterior”, sublinhou.

O antigo ministro do Governo PSD/CDS refere que “parece que há uma Secretaria de Estado que tem essa função” de promover as empresas portuguesas no estrangeiro, mas não é suficiente.

“Eu creio que isto revela muito de como a diplomacia económica, isto é: A competitividade das empresas portuguesas, as nossas exportações, foram despromovidas”, acusa Pires de Lima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AMERICO GOMES
    01 dez, 2015 lisboa 18:30
    Sr. PL. diga o que quer. antes de ir para a governança era contra um serie de coisas. o iva das papas, entre outras coisas, agora vem falar de mais umas tolices. va-se embora de uma vez por todas, e não nos chatei mais. palerma.
  • A economia
    01 dez, 2015 lis 15:52
    decresceu no ultimo trimestre e ainda tem a lata de vir com estes bitaites! Será que ainda vai dizer que este trimestre é da responsabilidade do actual governo?...Desta cambada é de esperar tudo! E como têm caixa de ressonancia dos media, é só debitar! Tanto dizem mentiras que passarão a ser verdades! Mas o povo não é estupido e já está farto desta gente!
  • Fersilva
    01 dez, 2015 Almada 07:15
    `Não há dúvida que com ele estava melhor representado, ehehehe, só se estiver a falar da palhaçada que protagonizou no Parlamento, com o episódio das taxas e taxinhas. Não se enxerga! E que fala em socialistas frouxos, está a esquecer o frouxo mor, subserviente, conhecido por farsolas.
  • Português
    01 dez, 2015 06:41
    Como vendedor de cerveja, não é mau, como politico, tem os seus dias, como ex-ministro, foi igual a todos os outros, prometeu muito antes de se sentar na cadeira e nada fez depois. O agora empossado, tem um passado algo nebulosos, mas, tal como Pires de Lima teve uma segunda hipoteses, Santos Silva tem a sua, e criticar logo à partida só por criticar, não parece ser uma conduta muito correcta, humana e politicamente.
  • maria
    01 dez, 2015 Lx 05:37
    Deixem-nos, pelo menos COMEÇAR a trabalhar, benefício da dúvida sabem o que é?
  • CASTRO E SOUSA
    01 dez, 2015 OEIRAS 05:14
    Tinha que ser. já tardava a inteligência parda deste senhor, só ele, é o unico e acima dele só Paulo portas claro a dupla de incompetentes, este mentiu durante 4 anos o outro anda a mentir desde o independente. Gostava de saber para onde vai este senhor. o que arranjou durante o tempo que esteve no seu desgoverno. Ainda sem saber o que vai ser o futuro já esta a falar mal dos seus sucessores. que competencia tem para falar do novo MNE , porque não olha para o que não fez e deveria ter feito deixem de estar ressabiados como meninos de escola e deixem governar quem neste momento tem legitimidade e depois comentem.
  • Manuel martins
    01 dez, 2015 toronto 02:00
    como e que este palhaço ja esta a dizer mal do governo, esta a governar a menos duma semana e já esta a criticar
  • rosinda
    01 dez, 2015 palmela 01:44
    o dr pires de lima deu um contributo muito importante ao nosso pais! Penso que Portugal vai precisar sempre da ajuda deste senhor!
  • Carlos Gonçalves
    01 dez, 2015 Seixal 01:43
    O sabichão das dúzias... não há melhor do que ele. E então o que dizer do MNE anterior? Se é que alguém deu por ele, a não ser quando mandava aquelas patacoadas!!!
  • Emanuel Oliveira
    01 dez, 2015 Porto 01:34
    Esse Santos Silva é bem a cara do socratismp falido e mentiroso! Como se pode voltar a colocar a governar quem faz pouco tempo nos levou à falência...só falta o Sócrates voltar...eu tenho vergonha de ser representado no exterior por estes governantes de ideais indefinidos, mal intencionados e cores estranhas! Xuxialistas trouxas e sem princípios! Sempe querem distribuir o que não têm, não lhes pertence e nada criaram.

Destaques V+