Tempo
|
A+ / A-

Inscrição em site para reaver dinheiro dos contadores termina à meia-noite

30 nov, 2015 - 18:48

Estão por restituir 18 milhões de euros relativos às cauções de serviços de água, luz e gás canalizado, que podem ser reclamados até ao final deste ano.

A+ / A-

Em menos de três meses, mais de 97 mil consumidores já pediram ajuda à Deco para recuperarem o dinheiro das cauções pagas em contratos de serviços públicos, celebrados antes de 1999.

Estão por restituir 18 milhões de euros relativos às cauções de serviços de água, luz e gás canalizado, que podem ser reclamados até ao final deste ano.

Através da página online dinheirodoscontadores.pt, a Deco está a agilizar o processo, mas o prazo para os consumidores se inscreverem termina à meia-noite desta segunda-feira.

“Aquilo que fazemos é verificar junto do prestador do serviço se aquele consumidor, para aquela morada, tem ou não direito à restituição da caução. Em caso afirmativo, pedimos para a declaração ser emitida e, depois, enviamos ao consumidor a declaração com a minuta para que o consumidor possa pedir a devolução do seu dinheiro junto da Direcção-Geral do Consumidor”, explicou à Renascença Ana Sofia Ferreira, jurista da Deco.

O valor das cauções a restituir é muito variável. Na sequência da mediação feita pela associação de defesa do consumidor, o valor máximo chegou aos 70 euros.

“Depende do ano em que foi celebrado o contrato, o ano que a caução foi prestada, e depende também do prestador de serviço. A média dos valores anda entre os 10 e os 15 euros, mas também há cauções de cêntimos”, refere Ana Sofia Ferreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • DECO
    30 nov, 2015 DECO 23:27
    Só me lembro do jogador do FCP!
  • O que é isto?
    30 nov, 2015 O que é isto? 23:26
    Esta é para os da RR. Para que servem 3 janelas de texto acima desta? Quanto mais mudam... pior!
  • 30 nov, 2015 22:51
    Só me lembro do jogador do FCP! O que não faltam por aí são aldrabões!
  • Fanã
    30 nov, 2015 aveiro 19:41
    Isto sendo gozar com o zé Povo................por mim que guardem lá essas esmolas, pois sempre foram os pobres que ajudaram os ricos vigaristas!

Destaques V+