Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Vem abaixo o que resta do Bairro do Nicolau

30 nov, 2015 - 17:58 • Henrique Cunha

A Câmara local compromete-se a resistir à especulação imobiliária, apesar das vistas privilegiadas que aquele local dispõe.

A+ / A-

Vai abaixo esta terça-feira o que resta do Bairro do Nicolau na zona das Fontainhas no Porto. As habitações daquela escarpa sobre o Rio Douro foram demolidas por não terem condições mínimas de habitabilidade.

A Câmara do Porto compromete-se a resistir à especulação imobiliária, apesar das vistas privilegiadas que aquele local dispõe.

“Vamos continuar a renaturalização que já se vê ali, que tem sido feita, que está adjudicada. É um processo complicado”, explica o autarca Rui Moreira.

O objectivo é “que esta zona possa ser visitável dentro de determinadas condições”, acrescenta o mesmo responsável, lembrado que a zona foi cenário de vários “desastres nos anos 40 do século passado”.

As oito famílias que ainda vivem na zona vão ser realojadas até ao fim do dia desta segunda-feira no bairro de Contumil, ao abrigo de um acordo com o IRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, no âmbito de uma iniciativa que pretende erradicar as zonas de “indignidade habitacional”, explicou o vereador Manuel Pizarro.

As demolições no bairro começaram em 2013.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+