Tempo
|
A+ / A-

Ex-ministro garante que Costa só não discursa em Paris porque não quer

30 nov, 2015 - 16:01

Porque não discursou o novo primeiro-ministro: Não conseguiu inscrever-se em tempo útil ou não gostou da ordem sugerida para a sua apresentação? A versão do anterior ministro do Ambiente contradiz a do gabinete de António Costa.

A+ / A-

O primeiro-ministro António Costa poderia ter discursado na cimeira COP21, em Paris, garante Moreira da Silva, o anterior ministro do Ambiente.

Num comunicado enviado à Renascença, o antigo governante esclarece que o anterior Governo assegurou uma preparação “impecável” da participação portuguesa e que o novo primeiro-ministro tinha tudo para poder discursar.

Esta versão contradiz a explicação dada esta manhã pelo gabinete de António Costa, que diz que o primeiro-ministro já não se conseguiu inscrever em tempo útil. Costa é assim um dos poucos líderes de governo que não tomará a palavra neste encontro.

Fonte do anterior Governo revelou à Renascença que o primeiro-ministro socialista chegou a inscrever-se mas, não gostando da ordem sugerida para a sua apresentação, pelo que preferiu não discursar.

As inscrições junto da ONU eram nominais, o que dificultou o trabalho ao anterior executivo, uma vez que só na semana passada é que se soube quem seria o primeiro-ministro de Portugal nesta altura, mas Moreira da Silva diz no seu comunicado que Portugal não era caso único e que estava tudo tratado.

“Fomos informando as Nações Unidas, através dos canais diplomáticos, para a necessidade de deixar em aberto esta hipótese de inscrição de última hora. Fomos sendo informados, pelos mesmos canais diplomáticos, que as Nações Unidas estavam cientes desta hipótese e que o mesmo se colocava com outros países, nomeadamente, a Polónia. Isto é, conseguimos assegurar o essencial: o novo primeiro-ministro, caso fosse essa a sua intenção, poderia inscrever-se para discursar.”

Moreira da Silva acrescenta mesmo que já havia um rascunho do discurso, que foi transmitido ao novo ministro do Ambiente na reunião de transição de pasta, na passada quinta-feira. O comunicado termina dizendo “tendo o anterior Governo assegurado esta hipótese de participação do novo primeiro-ministro, só mesmo o actual Governo pode clarificar a situação, dado que a mesma radica da sua vontade e das suas acções nos últimos quatro dias”.

A COP 21 - Cimeira do Clima arrancou esta segunda-feira e vai prolongar-se durante duas semanas. Em Paris estão quase 150 chefes de Estado e de Governo.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ganda FANÃ
    30 nov, 2015 Lx 22:44
    É isso mesmo!....e para bem de Portugal e do comum dos portugueses....porque os ricos devem estar com o "rabinho apertado"...
  • Fanã
    30 nov, 2015 aveiro 19:47
    Calma Srs. ex Sinistros. experimentem um ansiolítico qualquer, já foram mas já não serão!
  • Oh Jose Soares Pinho
    30 nov, 2015 lis 18:51
    Já ouviu falar em Rennie? Dizem que Alka-Seltzer também é bom...
  • José Soares de Pinho
    30 nov, 2015 Gafanha da Nazaré 17:20
    Gosto muito de ouvir " PALAVRA DADA, PALAVRA HONRADA". Cá fico esperando que seja encontrado o dono da honra e da verdade.
  • Acredito mais
    30 nov, 2015 lis 16:28
    num pequeno esclarecimento do governo de Costa, do que num grande esclarecimento do anterior governo de Passos/Portas! A ter em conta as promessas em propaganda eleitoral, da devolução de 35% da sobretaxa, para depois das eleições ficar em 0% , diz bem da veracidade e da credibilidade do governo Passos/Portas!
  • Mais uma garantia...
    30 nov, 2015 Lis 16:21
    ....mais uma garantia destes acólitos de Passos Coelho.... Mas isto é fácil de provar....se a ONU "deu nega", de certo que essa confirmação chegará em breve...

Destaques V+