Tempo
|
A+ / A-

Mais de 100 trabalhadores dos jornais "Sol" e "i" vão ser despedidos

30 nov, 2015 - 15:06

Objectivo da reestruturação é de manter uma redacção com 60 jornalistas. Quem ficar vai sofrer cortes de vencimento.

A+ / A-

A Newshold, dona dos jornais “Sol” e “i”, anunciou esta segunda-feira que vai deixar de ser accionista das publicações e que será feita uma reestruturação no grupo que levará ao corte de dois terços dos trabalhadores, disseram à Lusa fontes da redacção.

A informação foi avançada no plenário agendado para o início da manhã, tendo o administrador Mário Ramires comunicado a intenção de a Newshold, do investidor Álvaro Sobrinho, deixar de ser accionista dos dois jornais.

De acordo com fontes contactadas pela agência Lusa, Mário Ramires vai ficar na estrutura accionista do novo projecto, com a saída da Newshold, o que implicará uma reestruturação, que levará ao corte de dois terços dos trabalhadores (mais de 100).

O objectivo será ficar com uma redacção única de cerca de 60 pessoas, adiantaram as fontes, acrescentando que se prevê que todos os trabalhadores sejam chamados ainda esta segunda-feira para saber se continuam no projecto ou se integram a lista de saídas. Os dois títulos devem manter-se, por enquanto, mas existe a possibilidade de a médio prazo se criar uma nova publicação única.

Os trabalhadores que ficarem no projecto, adiantaram, terão de abdicar de indemnizações e ser alvo de cortes de vencimento. Segundo o "Expresso", no caso dos directores esses cortes podem chegar aos 50%.

Relativamente à continuidade do semanário “Sol” e do diário “i”, as mesmas fontes referiram que é um assunto que não ficou esclarecido no plenário.

A Lusa tem tentado contactar a administração da Newshold, mas até ao momento não foi possível obter uma posição oficial.

Ainda segundo o "Expresso", a decisão da família de Álvaro Sobrinho de abandonar a estrutura accionista deve-se a questões financeiras, sendo que no ano passado as duas publicações registaram resultados negativos na ordem dos oito milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    01 dez, 2015 lisboa 17:26
    Azar, não são trabalhadores da administração pública, também não trabalham tanto como os funcionários públicos.
  • Aguentem!
    01 dez, 2015 Lis 11:33
    Não foram a voz do dono?...E dos Pafosos?...
  • rosinda
    30 nov, 2015 palmela 20:15
    jose socrates podia comprar o jornal sol !
  • Claro!
    30 nov, 2015 lx 16:35
    Não havia de apresentarem resultados negativos! Quem é que ainda acredita nestes pasquins?...Os "jornalistas" devem começar a perceber que não vale a pena fazerem o jogo dos grupos financeiros, porque mais tarde ou mais cedo ficarão apanhados na teia! Façam um jornalismo a serio que é o que nós precisamos! Basta de manipulação e instrumentalização!...Nos governos de direita são a voz do dono, nos de esquerda são a voz da oposição de direita!...Devem pensar que somos estupidos!

Destaques V+