Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Universidade transmontana cria unidade de Nutrição

30 nov, 2015 - 12:15 • Olímpia Mairos

A Unidade Experimental de Nutrição visa “aumentar a visibilidade da academia enquanto centro de investigação e abrir caminho a parcerias com empresas do sector pecuário e agroalimentar”.

A+ / A-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro inaugura esta quinta-feira uma unidade experimental de nutrição, num investimento de 881 mil euros.

A “Unidade Experimental de Nutrição Professor Arnaldo Dias da Silva” visa “aumentar a visibilidade da academia enquanto centro de investigação e possibilitar o estabelecimento de parcerias com empresas do sector pecuário e agroalimentar”, explica em comunicado a UTAD.

Ainda de acordo com a UTAD, estas instalações constituem, “um dos principais pilares da investigação científica na área da ciência animal” da universidade.

A nova unidade vai ter o nome do professor emérito Arnaldo Dias da Silva, um dos docentes de “referência” da Universidade Transmontana, e que, segundo a academia, “ao longo do seu trajecto de vida, pessoal e profissional, contribuiu para a disseminação do conhecimento da zootecnia e da nutrição”.

A unidade resulta da reconversão das instalações existentes, construídas em 1980 juntamente com as estruturas de produção animal (vacaria, ovil e novilheiro), e que durante 35 anos tiveram um “papel relevante” na formação académica dos alunos dos cursos de Engenharia Zootécnica e de Medicina Veterinária e também na produção científica dos membros dos departamentos de zootecnia e medicina veterinária.

A reestruturação foi apoiada pelo projecto LabForward II - Capacitação e Requalificação de Unidades de Investigação e Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em 881 mil euros, cofinanciados pelo Programa Operacional Regional do Norte (ON.2 – O Novo Norte).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+