Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

As razões de Henrique Neto para dissolver Parlamento

29 nov, 2015 - 17:14

São duas: se houver instabilidade política ou o Governo não defendesse interesse nacional.

A+ / A-

O candidato presidencial independente Henrique Neto diz que, caso fosse eleito Presidente da República, dissolveria a Assembleia da República se houvesse instabilidade política ou o Governo não defendesse o interesse nacional.

"Estou perfeitamente disponível para a dissolução da Assembleia da República se houver duas condições que eu acho negativas", afirmou num discurso na quarta edição do Fórum Empresarial do Algarve, apontando a instabilidade política e a má governação como factores que poderiam levar a essa decisão.

Em declarações aos jornalistas, à margem da sessão de encerramento do Fórum, o militante socialista e ex-deputado esclareceu que a instabilidade política podia ser gerada, por exemplo, se o acordo entre os partidos não funcionasse ou se o Governo não defendesse o interesse nacional nas grandes questões para o país.

Henrique Neto apontou ainda o "excesso de promiscuidade entre a política e os negócios" como um factor que poderia também conduzir a uma eventual dissolução da Assembleia da República.

"Se isso continuasse, era uma razão, a meu ver, mais que suficiente para o PR pedir explicações ao Governo e se essas explicações não fossem dadas, ou não fossem satisfatórias para o PR ter que decidir e eu não hesitaria em fazê-lo", sublinhou.

O candidato presidencial frisou ainda que não acredita num modelo de crescimento económico baseado no consumo interno, defendendo que o país precisa de aumentar em 50% as suas exportações.

"Tenho receio de que passemos um ano ou dois, para chegar ao fim de dois anos e dizer `afinal não resultou`", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+