Tempo
|
A+ / A-

​António Costa estreia-se em conselhos europeus

29 nov, 2015 - 10:30

Novo primeiro-ministro vai participar numa reunião sobre a crise de migrantes e refugiados.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, participa este domingo no seu primeiro conselho europeu, uma reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia com a Turquia sobre migrações.

A curta cimeira de hoje deve durar cerca de três horas. Arranca às 16h00 e termina por volta das 19h00 locais (menos uma em Lisboa).

Visa tratar do fortalecimento da cooperação entre o bloco europeu e a Turquia para ume melhor gestão dos fluxos migratórios, devendo ser oficializado um fundo de 3 mil milhões de euros que a União oferecerá a Ancara em troca da sua ajuda gerir os fluxos de refugiados oriundos da Síria.

Os líderes da UE discutirão com o primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, o plano de acção conjunto UE/Turquia sobre migração, assim como o avanço no processo de facilitação de vistos, a implementação de acordos de readmissão e o retomar do diálogo sobre o processo de adesão da Turquia à UE, outras contrapartidas que a UE apresenta a Ancara para ter o seu apoio na crise de refugiados.

Depois da cimeira de Bruxelas, o novo chefe de Governo rumará a Paris, na segunda-feira, para o seu segundo compromisso internacional nas novas funções, a abertura da Conferência da ONU sobre o Clima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Portugal
    29 nov, 2015 lis 18:42
    em boas mãos! Força António Costa e as maiores felicidades para que Portugal esteja na Europa como País soberano sem subserviencias!...Antonio Costa, ao contrario de outros, conhece bem a história de Portugal com 800 anos de História mundial. Há que apagar a triste memoria dos ultimos 4 anos de "yes man", com que estivemos confrontados!...
  • Muito boa sorte!
    29 nov, 2015 Lis 11:08
    Força António Costa! Traga novamente a dignidade para o povo Português, e as perspetivas de um futuro estável e próspero.

Destaques V+