Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Concentração da CGTP junta dezenas de pessoas em Lisboa

28 nov, 2015 - 15:54

Central sindical exige ao novo Governo uma melhoria das condições de vida e de trabalho dos portugueses.

A+ / A-

Algumas dezenas de pessoas concentraram-se esta tarde no Largo do Camões, em Lisboa, para reivindicar uma mudança de políticas para o país e uma melhoria das condições de vida e de trabalho dos portugueses, numa iniciativa da CGTP.

Empunhando bandeiras da central sindical e cartazes como "cumprir a constituição", "serviços públicos sim, privatizações não" ou "aumento dos salários", os participantes assistem à actuação de um grupo musical, enquanto aguardam pela intervenção do secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos.

A CGTP promove este sábado concentrações em Lisboa, Porto e Braga pela defesa da Constituição da República, mudança de política e concretização das propostas da CGTP e dos trabalhadores.

Os sindicalistas e trabalhadores dos distritos a sul de Coimbra estão concentrados na Praça Luís de Camões, em Lisboa, enquanto os dos distritos a norte de Coimbra concentram-se no Porto, na Praça da Batalha.

A CGTP marcou as concentrações na semana passada para exigir que o Presidente da República respeitasse a Constituição, dando sequência à solução governativa apresentada pelos partidos de esquerda.

Tendo em conta que entretanto Cavaco Silva quebrou o impasse e já empossou o Governo de António Costa, a CGTP manteve a acção reivindicativa para exigir "a derrota da política de direita, com uma melhor distribuição de riqueza e o combate ao empobrecimento e exclusão social".

A reposição dos salários e pensões, a revisão do salário mínimo e a revogação da legislação laboral nociva para os trabalhadores, são outras das reivindicações a salientar nas concentrações.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Dias
    28 nov, 2015 STC 19:29
    Dezenas de manifestantes, que piada, qualquer dia a noticia é: Arménio Carlos e sua família protestam em frente da Assembleia da República, é só para não dizer que agora estão proibidas as manifestações e que está no bolso do PCP, que vergonha.
  • Cláudio
    28 nov, 2015 Coimbra 19:24
    Se a concentração tivesse sido há uma semana estes mesmos periódicas diriam "Milhares de trabalhadores, operários e camponeses desfilam no Largo do Rato"
  • ms
    28 nov, 2015 Funchal 19:21
    ...mas quem é este tonto para falar para umas dezenas de pessoas e dizer que é o "povo Portrugues"? mas quem lhe passou tal procuração? um perfeito idiota...a tentar salvar o tacho! Que tal a cgtp arranjar e criar empregos?????? façam uma empresa!!! deixem-se de tangas!!! ocos !
  • Vasco
    28 nov, 2015 Santarém 18:35
    Será que também tenham exigido menos regalias para os funcionários públicos, mesmo horário de trabalho que os privados e melhor prestação de serviços prestados pela função pública, é que se assim não for as finanças públicas não deixarão de se afundar cada vez mais e evidentemente quem vai pagar é o zé povinho.
  • Olho Gordo
    28 nov, 2015 Chaves 18:26
    Dezenas de tótós. O Carlos deve entregar a pasta e pedir subsidio de desemprego. Pois como se deve calcular está desempregado.
  • Gabry
    28 nov, 2015 Odia 18:09
    a primeira festa da cgtp e outra s vão seguir se.
  • Joaquim Bastos
    28 nov, 2015 Leiria 17:41
    A CGTP é como os peixes... os peixes vivem bem é dentro de água, pois a água da CGTP são as Greves... Trabalhar, nada, trabalhem vocês... são adeptos da não produçao... quantos mais dias de greve equivale a menos dias de trabalho... Os Sindicatos são todos assim... Quando deixar de haver greves, deixa de haver razão para a existencia do Partido Comunista e do Bloco de Esquerda... As suas Bandeiras; medidas execuíveis.

Destaques V+