Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Amblíope, cigano e negra. “O que interessa é a competência profissional"

27 nov, 2015 - 20:06 • João Carlos Malta

O novo executivo abriu a governação às minorias étnicas e às pessoas com deficiência. O tema mereceu a atenção imediata da Imprensa e as reacções não se fizeram esperar nas redes sociais. Esta abertura mostra uma maior capacidade de inclusão da sociedade portuguesa ou é um fenómeno transitório? As respostas chegam através do Alto Comissariado para as Minorias e da Associação portuguesa de deficientes.

A+ / A-

Ana Sofia Antunes (da secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência) é amblíope. Francisca Van Dunem (ministra da Justiça) negra. Carlos Miguel é cigano (secretário de Estado das Autarquias Locais). Em comum têm uma ligação, vão pertencer ao XXI Governo. Todos abrem portas até agora fechadas às minorias étnicas e às pessoas com deficiência. A comunicação social desatou a destacar estes factos e houve títulos a “incendiar” as redes sociais.

O Alto Comissário Adjunto para a Imigração e Minorias Étnicas, Rui Marques, e a presidente da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), Ana Luísa Sesudo, concordam que depois do primeiro impacto destas novidades está na altura de recentrar o debate. “O que interessa é a competência profissional”.

“Além da dimensão simbólica evidente, o que importa sublinhar é que os diferentes membros dos governos pertencentes a minorias étnicas são profissionais competentes e com provas dadas e, por isso, elegíveis para o cargo que ocupam. Foram escolhidos pelo primeiro-ministro pelas competências específicas”, garante Rui Marques.

Ana Luísa Sesudo não evita soltar a exclamação. “Já não era sem tempo!”. “Estamos em pleno século XXI e ainda não havia no Governo alguém com deficiência”, defende a líder da APD.

Sesudo pensa que, infelizmente, esta marca política ainda não tem paralelo na sociedade. “Não há abertura a empregar pessoas com deficiência. Portugal ainda não dá as mesmas oportunidades. O acesso ao mercado de trabalho é muito difícil”, lamenta. “Continuamos a achar que uma situação destas [a nomeação de uma pessoa com deficiência para o Governo] é extraordinária”.

Rui Marques acredita que este foi um passo importante para que o exercício do poder não se seleccione “a partir desta ou daquela característica mas também não exclua”. E conclui: “Isto não é artificial. As três pessoas são competentes, têm provas dadas e experiência na área. Têm um currículo que fala por ele próprio”, sublinha.

Os media sabem tratar estes casos?

O destaque dado pelos meios de comunicação às características distintivas destes novos governantes, que puseram a cor da pele, a etnia ou a deficiência em destaque, gera a repreensão de Rui Marques e Ana Luísa Sesudo.

Rui Marques questionado sobre se a utilização do termo cega, cigano e negra o choca, respondeu: "Tento sempre fugir aos julgamentos porque é fácil e perigoso. Mas é evidente que quando lemos algumas notícias nos sentimos chocados como elas estão estruturadas e o que está subjacente à utilização das palavras e do tom”.

Ana Luísa Sesudo também lamenta a forma como determinados jornais trataram esta questão. “Achamos que em pleno seculo XXI entrar em considerações em relação às pessoas tendo em conta a sua situação física, etnia ou religião é absurdo e sintoma de que a nossa sociedade precisa de evoluir muito”, menciona.

Tendência ou epifenómeno?

Mas chegados a dia 26 de Novembro de 2015, a nomeação do novo Governo fez do XXI pioneiro em muitas questões na área das minorias e da inclusão. Pelo menos do ponto de vista formal. Mas esta é uma tendência que tem estrutura para se manter no futuro. Ou apenas um caso que acontece e não se repete?

Sesudo crê que se têm de dar mais passos. Espera que no futuro se dê outras pastas governativas a deficientes que não tenham exclusivamente a ver com a sua condição.

“As pessoas com deficiência podem exercer funções em qualquer área”, enfatiza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Á D. Rosinda
    29 nov, 2015 Lx 17:51
    Se me permite, apenas faço um reparo - A Senhora não perdoa António Costa, que está há 3 dias no poder. Olhe, e eu não perdoo Passos Coelho, pelos 4 anos miseráveis, que colocaram muitas pessoas numa angustia tremenda e no limiar das condições humanas. Digo-lhe eu, que faço voluntariado, e percebi, no terreno, o impacto extraordinariamente negativo que as políticas Paf tiveram no povo - classe baixa e na classe média. Mais me revolta ainda, quando vêm a publico notícias, baseadas em estudos de entidades internacionais (idóneas), de que existiu um aumento de ricos em Portugal, de cerca de 10.000 por ano, nos últimos 4 anos. Isto sim é imperdoável!
  • rosinda
    29 nov, 2015 palmela 12:57
    a politica so esta ao serviço dos politicos nao esta ao serviço do povo!O costa aproveitou-se do presidente da republica estar de saida para enganar o povo o psd eo cds que o perdoem eu nunca vou perdoar esta traiçao pois faço parte do povo que foi enganado!
  • Fanã
    28 nov, 2015 Aveiro 19:20
    Duas exigências para ocupar um cargo de governação.....IDONEIDADE e COMPETÊNCIA!......é uma primeira !!!!!.....Parabéns Sr . Costa!.....Boa sorte!
  • TAPados
    28 nov, 2015 Águeda 11:41
    A Sagrada Família Democrápula parece que já começou a ficar incomodada como o Governo de Esquerda, havendo um jornaleco de má fama, mas que os Pacóvios adoram, para titulo bombástico de absoluta grosseria. Sabem, eu fui autarca (Presidente de Junta) durante quatro mandatos - e apesar do imenso trabalho produzido com realizações completamente inéditas, fui sempre odiado por muita gente pelo simples facto de ser deficiente físico. Aliás, numa campanha eleitoral houve uma candidatura que utilizou como máxima "vamos correr da Junta com esse deficiente".
  • Á Maria Mota
    28 nov, 2015 Ls 09:16
    Quem retirou os subsídios ás pessoas portadores de deficiência não foi o governo do PS, mas sim o Governo de Passos Coelho.
  • Maria Mota
    27 nov, 2015 Porto 23:09
    "As pessoas com deficiência podem podem exercer funções em qualquer área " , enfatiza. .... Ah ah.... Agora ,quero,quero ver,se também têm direitos a subsídios de deficiência!!.... Uma coisa é dizer,outra é fazer....estou para ver!! Cambada de pulhas!!
  • 27 nov, 2015 22:18
    Deveria acontecer e repetir-se mais. O que corrompe a mente é o preconceito e julgar os outros pelo que se vê e não se sabe é muito fácil.
  • Assim é!
    27 nov, 2015 Lisboa 21:21
    Existirem notícias destas só prova o quanto Portugal ainda é um país atrasado e o quanto Portugal continua a ser um país de discriminações. Parabéns ao António Costa, que mais uma vez, com a sua brilhante inteligência, mostra que o governo pode, e deve, ser o representante de TODOS os Portugueses, porque o que importa é a competência das pessoas. BRILHANTE! Está de parabéns, mais uma vez! Que Cavaco Silva aprenda alguma coisinha, se ainda for a tempo...
  • Indignado
    27 nov, 2015 Tomar 21:12
    Felicidades. Seja como for, o principal objectivo, vindo que quem sempre viveu de fachada, é dar nas vistas e fingir que têm uma mentalidade aberta e solidária..., o que obviamente é falso, pois os abortistas são muita coisa, excepto defensores da Vida Humana e da solidariedade, a qual deve começar pela Vida.

Destaques V+