Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSP alarga programa das pulseiras “Estou aqui” a adultos

27 nov, 2015 - 17:10

Numa primeira fase, até 31 de Maio, vão estar abrangidas apenas as pessoas que estejam ligadas às entidades parceiras da polícia neste projecto, como a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Liga, e a Associação Alzheimer Portugal.

A+ / A-

Depois de quatro anos direccionados exclusivamente para as crianças, a Polícia de segurança Pública vai alargar o programa “Estou aqui” à população em geral.

A partir de 1 de Dezembro, será possível aos adultos registarem-se nas esquadras da PSP, para terem acesso às pulseiras que incluem códigos de identificação.

Numa primeira fase, até 31 de Maio de 2016, irão estar abrangidas apenas as pessoas que estejam ligadas às entidades parceiras da polícia neste projecto, ou seja, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Fundação Liga, e a Associação Alzheimer Portugal.

O programa foi usado nos últimos quatro anos com crianças, sobretudo nos meses de Verão, alcançando este ano, as 50 mil pulseiras distribuídas.

Cada pulseira "é única", sendo atribuída a cada uma um número diferente que, apesar de ser perceptível, só pode ser lido pela PSP, através da base de dados.

Em caso de desaparecimento e, através de uma chamada para o 112, serão accionados os mecanismos necessários de comunicação com as forças de segurança, que enviarão para o local uma patrulha.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Gomes Pascale
    20 mar, 2017 Cascais 11:19
    Muito bom para pessoas com Alzheimer que é caso da minha mãe , ela tem 77 anos. Já me aconteceu ela ficar desorientada durante 5 horas mas felizmente encontreia bem. Está pulseira penso eu vir a salvar vidas e deixar os familiares destes idosos mais apoiados. Obrigada por esta ideia
  • 28 nov, 2015 17:26
    É um bom projeto, nunca sabemos o dia de amanhã. A angústia de perder uma criança ou um idoso é grande.
  • Carlos Silva
    27 nov, 2015 Amora - Seixal 18:38
    Mandem já uma ao Cavaco. O tipo não sabe onde está nem para onde vai!
  • António
    27 nov, 2015 aqui 18:23
    Comprei uma para o meu cão também.

Destaques V+