Tempo
|
A+ / A-

​Sobretaxa, pensões e salários. Ainda não é agora que sabe quanto vai ganhar em 2016

27 nov, 2015 - 13:51

Proposta do PS quer reduzir para metade o valor da sobretaxa de IRS e da Contribuição Extraordinária de Solidariedade. Já os cortes salariais na Função Pública devem desaparecer em Outubro do próximo ano.

A+ / A-

As propostas sobre a extinção da sobretaxa de IRS, a eliminação dos cortes salariais e da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) baixaram esta sexta-feira à comissão sem votação na generalidade por um período de 20 dias.

O requerimento do PS para que os seus três projectos de lei baixassem à comissão para discussão na especialidade sem votação teve o apoio das bancadas socialista, do BE, do PCP e do PAN e os votos contra do PSD e do CDS-PP.

O diploma do PS relativo à sobretaxa em sede de IRS propõe que seja "reduzida para 1,75% para os rendimentos auferidos em 2016", ou seja, a metade, e que "deixe de incidir sobre rendimentos auferidos a partir de 1 de Janeiro de 2017".

Quanto aos cortes salariais na Função Pública, os socialistas pretendem eliminar a redução remuneratória aplicada à Função Pública a partir de Outubro de 2015, reduzindo o corte aplicado aos funcionários públicos desde 2014 em 40% entre 1 de Janeiro e 31 de Março, em 60% entre 1 de Abril e 30 de Junho e em 80% entre 1 de Junho e 30 de Setembro.

Na prática, os socialistas pretendem agora eliminar o corte remanescente (uma vez que o Governo de Passos Coelho já o tinha reduzido em 20% em 2015) em 25% trimestralmente até ao último trimestre do próximo ano.

Assim, a "eliminação completa da redução remuneratória ocorrerá a partir de 1 de Outubro de 2016", lê-se no projecto de lei do PS.

Relativamente à Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), o PS pretende reduzir as taxas da CES a metade em 2016 e eliminar este imposto extraordinário sobre as pensões em 2017.

Assim, segundo a proposta de lei que os socialistas levam hoje à discussão, a CES será de 7,5% sobre as pensões entre os 4.611,42 euros (11 vezes o Indexante dos Apoios Sociais - IAS) e os 7.126,74 euros (17 vezes o IAS) e de 20% acima deste último valor.

Os diplomas do PSD e do CDS-PP - apresentados quando o anterior Governo de coligação estava em funções - para a manutenção dos cortes salariais (mas revertidos em mais 20%), a aplicação de uma versão reduzida da sobretaxa (para 2,625%) e a manutenção da CES, mas a metade, bem como as contribuições extraordinárias sectoriais e os adicionais a dois impostos, foram chumbadas pelas bancadas do PS, BE, PCP e PEV. O deputado do PAN absteve-se.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Portugues
    27 nov, 2015 portugal 20:33
    Vejam so o que os partidos da direita andavam a fazer, tirar dinheiro aos trabalhadores, fizeram campanha que devolviam e depois já não davam nada. O ps e esquerda conseguem dar o que tiraram, como é possível as pessoas terem dado o voto ao psd e cds.
  • desatina carreira
    27 nov, 2015 queluz 17:17
    o farsolas e associados não curtiram esta noticia
  • Nuno Flores
    27 nov, 2015 Oeiras 17:10
    A questão de reduzir a sobretaxa, ou o corte dos funcionários públicos é uma falácia. Estas medidas de austeridade para o ano 2015 extinguem-se automaticamente a 31 de Dezembro de 2015. Vão-se votar na Assembleia da República novas medidas de austeridade para o ano de 2016. A comunicação social, talvez por desconhecimento, tem transmitido esta mensagem que não corresponde à realidade/verdade.
  • carlos
    27 nov, 2015 marco de cana 16:47
    Não vejo problema em dar aos pobres, desde que sejam os ricos que tem casas fabulosas e carros de alta gama tudo bem. Acabar com o novo riquismo, viva o povo trabalhador. A mama vai acabar, ai vai vai.
  • Domingos
    27 nov, 2015 Ancora 15:33
    Ah grande PS e companhia de esquerda radical! Aqui se vê o rosto da esquerda portuguesa. Defendem quem tem e vive melhor em Portugal! Pobres dos pobres neste país. Só a corporação dos funcionários bem pagos (dizem-se servidores da nação mas são os sorvedouros do povo) e aposentados enriquecidos existem para esta gente. Pobres de todos nós.

Destaques V+