Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Combate ao terrorismo "não passa pela construção de muros", alerta Cavaco

27 nov, 2015 - 13:20

Cavaco Silva defende uma "acção concertada" com cooperação nos domínios da defesa, segurança e justiça.

A+ / A-

O Presidente da República afirmou que o combate ao terrorismo "não passa pela construção de fortes ou de muros", mas por uma "acção concertada" com cooperação nos domínios da defesa, segurança e justiça.

"A resposta a essas novas ameaças, como o terrorismo transnacional, não passa já pela construção de fortes imponentes ou de muros. Passa pela acção concertada, pelo reforço da cooperação nos domínios da defesa, da segurança e da justiça", disse o chefe de Estado, durante o discurso da cerimónia de inauguração das obras de reabilitação do Forte da Graça, em Elvas.

Uma colaboração, continuou, "tendo em vista o objectivo comum de uma sociedade tolerante e humanista, onde cada um possa viver em segurança e respeito mútuo".

Para Cavaco Silva, estes valores, que são o "timbre" do projecto europeu, "não podem ser colocados em causa", defendendo, por isso, que devem ser "sublinhados e proclamados" pelo conjunto das nações europeias, cientes de que a "união as faz mais fortes".

"Num tempo em que, face à pressão de fluxos migratórios e perante as novas ameaças, voltamos a ouvir falar de fronteiras, devemos recordar a conquista que representou o estabelecimento de um `espaço de liberdade, segurança e justiça` no interior da União Europeia", disse.

O Presidente da República sublinhou ainda que a liberdade de circulação de pessoas estabelecida no Acordo de Schengen, ao qual Portugal aderiu em 1991, é "estruturante" para o projecto europeu.

"Devemos ser firmes na sua defesa. Faz hoje parte do modo de vida no interior da União Europeia, pontuando uma era de paz e de melhoria das condições de vida sem precedentes na história do nosso continente", disse.

As obras de reabilitação do Forte da Graça representam um investimento de 6,1 milhões de euros. O emblemático forte, que espera receber 100 mil visitantes, durante o próximo ano, é composto por um conjunto de fortificações abaluartadas, classificadas como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 24 Janeiro 2016
    27 nov, 2015 port 13:45
    Data para a libertação da presidencia da republica, da direita radical!...

Destaques V+