Tempo
|
A+ / A-

Papa Francisco

A corrupção “é como o açúcar, é algo que se entranha em nós"

27 nov, 2015 - 09:55

A corrupção não é um exclusivo do poder político. Também há no Vaticano, declarou, esta sexta-feira, o Papa Francisco, num encontro com jovens, em Nairobi, capital do Quénia.

A+ / A-
A corrupção "é como o açúcar". Papa responde às dúvidas dos jovens
A corrupção "é como o açúcar". Papa responde às dúvidas dos jovens

“Não é só na política. Em todas as instituições, incluindo no próprio Vaticano, há corrupção”, disse Francisco, numa condenação ao que diz ser uma fácil tentação.

A corrupção “é algo que se entranha em nós. É como o açúcar, é doce, nós gostamos, é fácil. E depois, de tanto açúcar fácil, acabamos por ficar diabéticos ou o nosso país fica diabético”, afirmou o Papa, perante milhares de jovens que o escutavam no estádio Kasarani, em Nairobi.

“Cada vez que aceitamos um suborno e o levamos ao bolso, destruímos o nosso coração, destruímos a nossa personalidade e o nosso país”, apontou.

Francisco dirigiu-se directamente aos jovens para os questionar. "Esta é uma pergunta que vocês devem fazer a todas as autoridades: se um jovem não tem trabalho, não pode estudar, o que pode fazer? Torna-se delinquente? Cai na dependência das drogas? Suicida-se?"

"Na Europa", continuou o Papa, "as estatísticas de suicídios não são conhecidas. Os jovens precisam de se envolver em actividades que lhes mostrem um propósito na vida, que os comprometa, que os seduza. A primeira coisa que devemos fazer para evitar que um jovem seja recrutado, ou queira ser recrutado, é promover a educação e o trabalho."

"Se um jovem não tem trabalho, que futuro poderá impedi-lo de ser recrutado?" A pergunta ficou no ar para os milhares de jovens que o escutavam no estádio Kasarani.

O Papa despede-se esta sexta-feira do Quénia, país que recebe um Papa pela primeira vez em 20 anos, e segue para o Uganda, onde o espera uma visita de cortesia ao presidente do país, um encontro com as autoridades e ainda, a meio da tarde, uma saudação aos catequistas e professores de Munyonyo.

A Renascença em África com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário João Castro
    27 nov, 2015 S. Mamede de Infesta 15:05
    A "gulodice" do ser humano passa pela corrupção mas assenta, acima de tudo, na G A N Â N C I A , esse sim, o mal de todos os males que hoje vivemos!Uns chamam-lhe, suavemente, "ambição", mas dentro das próprias famílias existe esta erva daninha que alastra à sociedade e a todos corrói e corrompe.O Papa Francisco, na sua lucidez clarividente, bem tenta explicar a todos nós que colhemos o que semeamos, mas o materialismo tem mais força que o espírito.À carne,fraca,junta-se o fraco carácter e aqui temos reunidos os "valores" dos tempos modernos para a corrupção alastrar sem controle.Se juntarmos que para cada corruptor há quem se ponha a jeito, nunca haveremos de ver o Mundo direito!!!Seja no contrabando de armas,de droga,do petróleo,do poder económico e financeiro da banca e seus associados,das influências políticas que manipulam mercados e bolsas, tudo gira à volta do dinheiro:" Dai a DEUS o que é de DEUS e a césar o que é de césar"..."Mais depressa passa um camelo pelo buraco de uma agulha que um rico sobe ao reino de DEUS"...reflexões sinceras são indispensáveis e dar lugar aos I N C O R R U P T Í V E I S, que são sempre afastados das decisões em todos os lugares deste mundo, vendido ao seu príncipe, o demónio, cujos seguidores se auto intitulam de um "estado islâmico" e se comportam como exército diabólico que são...enquanto não percebermos isto, nunca iremos perceber nada!E a desgraça vai caindo lenta e fria como geada que arrefece corações e distancia povos e nações...
  • Maria Corrupta
    27 nov, 2015 s.matias 14:37
    Ele que venha a Portugal e ficará contaminado por este terrível virus que por cá floresce e cresce exponencialmente e veio para ficar.
  • HAGACE
    27 nov, 2015 MAIA 14:17
    Ah meu guloso......hahaha
  • tuga
    27 nov, 2015 lisboa 13:55
    os nossos politicos se há coisa que não são é contraproducentes!!!!!!! Como poderiam criar leis anti-corrupção??!!!! estariam a legislar contra si próprios!!!!!!!!!!!!!!
  • 27 nov, 2015 13:27
    Arranjam tantas LEIS para cumprirmos e não arranjam uma LEI para castigar severamente quem é corrupto, principalmente quem é politico, pois as crises são criadas por todos eles e nóa andamos cá a prostituirmo-nos para PAGAR tudo o que eles ROUBAM AO PAÍS E AO POVO, se aquilo que se intitula de "democracia" é isto então estamos bem entregues.

Destaques V+