Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Os “Moços da Aldêa” cantam o Alentejo há um ano

27 nov, 2015 - 09:53 • Rosário Silva

O grupo surgiu com a consagração do cante alentejano a património da humanidade. "Queremos perpetuar o cante", explicam os elementos do grupo de Cabeça Gorda, Beja.

A+ / A-

Uma mesa de amigos, um belo de um petisco e o gosto comum pelo cante alentejano. Da conversa à prática nasce, em Janeiro de 2014, o Grupo Coral “Moços da Aldêa”, de Cabeça Gorda, freguesia do concelho de Beja.

“Queremos perpetuar o cante e mostrar ao país e ao mundo, mas também aos alentejanos, que este tem continuidade e vamos trabalhar para isso. Afinal, o cante está-nos no sangue desde pequenos”. Quem assim fala, à Renascença, é Ruben Ramos, o porta-voz do grupo, actualmente com 25 elementos, jovens com idades entre os 15 e os 30 anos que se juntam uma vez por semana, agora já na sua própria sede, para ensaiar.

Com o contributo do ensaiador Paulo Ribeiro, cantor e compositor natural de Beja, os “Moços da Aldêa” somam e seguem, em espectáculos e em modas, explorando toda a sua riqueza e diversidade.

“Temos modas do cancioneiro tradicional, modas originais, com vários temas, amores e desamores, mas sobretudo cantamos o Alentejo” explica Ruben Ramos.

Os objectivos do grupo passam pela defesa do cante alentejano, desde há um ano classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O primeiro aniversário é assinalado a 27 de Novembro, com iniciativas já programadas para muitas localidades do Alentejo.

Este reconhecimento aconteceu precisamente no ano (2014) em que os “Moços da Aldêa” iniciaram a sua actividade. Para os cantadores é mais um incentivo e uma forma de anunciar que o Alentejo está vivo.

“É uma forma de mostrarmos que o Alentejo tem pessoas que querem fazer alguma coisa por ele” sublinha o moço Ruben, até porque, prossegue, “o cante é a mostra da nossa cultura e é preciso que ela chegue às pessoas. Através do cante, dizemos o que é o Alentejo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+