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Tire a senha em casa e controle à distância. Acabou o pesadelo de ir à Loja do Cidadão

27 nov, 2015 - 07:39 • Pedro Mesquita, com Redacção

Uma aplicação permite, através de um smartphone ou tablet, obter senhas virtuais para os vários serviços da Loja do Cidadão. É também possível obter senhas e ficar a saber o tempo de esperar.

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O “Mapa do Cidadão”, sistema de desburocratização e informatização, já inclui uma aplicação que permite, através de um smartphone ou tablet, obter senhas virtuais para os vários serviços da Loja do Cidadão.

De acordo com o presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Pedro Silva Dias, “qualquer pessoa, com um telemóvel inteligente, pode ver como estão as filas de espera em cada Loja do Cidadão”.

O presidente da AMA explica também à Renascença que, com este serviço, é possível “pedir senhas com um smartphone e ficar a saber quanto tempo se tem que esperar”.

“Se verificar que tem que de esperar uma hora e meia, pode ficar no trabalho ou em casa ou num café a fazer tempo”, exemplifica.

A Renascença foi tentar perceber, no terreno, qual é a opinião dos utentes dos vários serviços da Loja do Cidadão relativamente a este novo serviço.

De papéis na mão, Joaquim Ribeiro aguarda que o número da sua senha seja chamado, mas ainda tem várias pessoas à sua frente. Foi à Loja do Cidadão do Porto para tratar de uns documentos e não pensava que ia esperar tanto. “Estou aqui há uma hora e ainda tenho trinta pessoas à minha frente”, adianta.

Não usa, nem nunca tinha ouvido falar desta aplicação, inserida no programa “Mapa do Cidadão. Ainda assim, Joaquim não sabe se valerá a pena descarregar para o telemóvel, já que não costuma frequentar este serviço muitas vezes.

O mesmo não pode dizer Henrique, que ainda agora chegou e já olha para o relógio. Conta que, da última vez que veio, demorou mais de quatro horas a ser atendido. Confrontado com este novo sistema, não esconde a surpresa e confessa que lhe pode ser muito útil: “Pelo que vejo, parece-me muito bom. Evitamos este tempo todo à espera e sabemos mais ou menos quando podemos vir”.

A verdade é que nem toda a gente a consegue utilizar. José Henriques é um desses casos. “Já ouvi falar desse serviço, que dá para a pessoa, em casa, ver quantas pessoas tem à sua frente. O problema é que o meu telemóvel já é antigo e isso não funciona. Para quem puder usufruir de um telemóvel dessa qualidade, é bom”, afirma.

Esta é apenas uma das funcionalidades da aplicação “Mapa do Cidadão”, lançada pelo Governo. Através desta ferramenta informática, pode também localizar os todos serviços existentes e consultar os seus horários de funcionamento, por exemplo.

Comentários
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  • Maria Irene de Jesus
    27 nov, 2015 Lisboa 16:37
    Já estava implantado esta ferramenta, lamento só mesmo estar acessível a uma minoria,pois muito dos cidadãos não sabem lidar muito bem com as novas tecnologias, e só tem um telemóvel muito básico! Terão que fazer em versão mais simplificada , penso eu de que.Um muito obrigada.obrigada. M. Irene
  • José Ramalho
    27 nov, 2015 Lisboa 13:00
    E depois de descarregada a aplicação onde se pode tirar a tal senha ?
  • Paulo Castro
    27 nov, 2015 Aveiro 09:21
    Caro, ILRM. Acho que se percebe. Basta descarregar a aplicação "Mapa do Cidadão" para o seu smartphone.
  • ilrm
    27 nov, 2015 sintra 09:05
    Isso é uma boa noticia, se me dissessem afinal, qual é a aplicação?
  • Armando Leite
    27 nov, 2015 Braga 09:05
    Parece uma ideia que agora caiu do céu. 1. Quem não tem smartphone, como é? 2. Não haverá (claro, que há) outras formas/suportes de disponibilizar essas funcionalidades? 3. Se quem está nos SC da AMA soubessem o trabalho que está feito em 2004/2005, saberia que se perderam anos. Mas como quem chega, acha que antes deles foi o deserto e a seguir a eles virá o dilúvio, apresentam ideias requentadas como novidade. É este país que temos. Bom trabalho.

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