Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fotogaleria

No Palácio construído para resistir a sismos, Costa começa à procura de Ajuda para evitar "terramotos políticos"

26 nov, 2015 - 22:34 • João Carlos Malta , Joana Bourgard (fotos)

As fotos da tomada de posse do XXI Governo

A+ / A-

O Palácio Nacional da Ajuda foi mandado erguer por D. José na ressaca do sismo de 1755 que destruiu parte da capital. A urgência da construção de um novo Palácio e o facto da Família Real ter sobrevivido ao cataclismo por se encontrar na zona de baixa sismicidade de Belém/Ajuda, justificou a escolha do local.

Dois séculos e meio depois, foi naquele local que António Costa tomou posse do XXI Governo Constitucional. O contexto é de muita contestação da Direita e a necessidade de muitos equilíbrios à esquerda motivados por uma solução inédita. Conseguirá o 13º primeiro-ministro desde 1976 evitar abalos políticos nos próximos anos? Veja as fotos do inicio da história que responderá a esta questão.

O novo primeiro-ministro, António Costa, falou a seguir a Cavaco Silva, e respondeu a algumas das críticas feitas pelo Presidente da República durante o discurso inicial.


A nova titular da pasta da Justiça, Francisca Van Dunem, é uma das quatro mulheres nomeadas como ministra. A ex-procuradora de distrital de Lisboa é a primeira negra a fazer parte de um governo.


Paulo Portas esteve sorridente durante quase toda a cerimónia. Deixa de ser vice-primeiro-ministro e passa à bancada da Oposição onde vai combater politicamente a "geringonça" (palavra que usou para catalogar o executivo liderado por António Costa com o apoio parlamentar do PCP, PEV e BE).


Pedro Passos Coelho chefiou o XX Governo Constitucional. O mais curto da história. Apenas 11 dias no poder. Volta a sentar-se na bancada da Oposição.


A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, estreou-se em tomadas de posse. Em declarações aos jornalistas à saída, sobre a legitimidade do executivo, disse que "este Governo é fruto do que os portugueses decidiram no dia 4 de Outubro quando foram votar".


O novo ministro da Cultura, João Soares, é pela primeira vez membro de um Governo. Fica com a pasta da Cultura.


António Costa no momento em que se preparava para assinar o livro de auto e formalmente tornar-se o 13º primeiro-ministro desde 1976. Eram 16h01 do dia 26 de Novembro.


Além de António Costa, primeiro-ministro, tomaram posse 17 ministros e 41 secretários de estado.


Cavaco Silva deu posse a António Costa. Foi curto (o discurso demorou dez minutos) e grosso (garantiu que não vai abdicar de nenhum poder a não ser do dissolução que a Constituição lhe cerceia nesta fase).


Ao fim de 1h30 estava concluída a tomada de posse do XXI Governo. A sala ficou vazia depois dos tradicionais cumprimentos e felicitações.


António Costa entrou no Palácio da Ajuda como secretário-geral do PS, cargo que passou a acumular como primeiro-ministro. Saiu da tomada de posse no banco de trás de um utilitário eléctrico.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • oliveira josé
    28 nov, 2015 suissa 12:59
    eu tenho vergonha de ser portugues alguem me save responder quem é k manda em portugal seram os portugueses no voto ou os ladroes do governo
  • oliveira josé
    28 nov, 2015 suissa 12:59
    eu tenho vergonha de ser portugues alguem me save responder quem é k manda em portugal seram os portugueses no voto ou os ladroes do governo
  • AHAHAHAHAHAHAHAHAHAH
    27 nov, 2015 Lis 20:38
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH.....Não sabia que a direita também tinha sentido de humor,...está gira sim senhor! a anedotazinha....a verdade é que não passa de uma anedota, já a tragédia que Portugal viveu nos últimos 4 anos, com mentiras, manipulações, trapaças, aldrabices, "roubos" brutais ao povo....para por o povo mais pobre, enquanto os ricos ficavam ainda mais ricos...essa foi bem real!...e não será esquecida por muitos e muitos anos. E o senhor não se preocupe, os socialistas, se forem ao fundo, é apenas para irem desenterrar os submarinos lá deixados pelo Paulo Portas...os socialistas se forem ao fundo, é ao fundo das questões que a direita nunca soube responder....do género - Qual o défice real, e não o aldrabado pela direita de Passos?....Que dinheiro existe efetivamente nos cofres, descontando o IVA retido e o dinheiro resultante da venda de divida publica, o que provocou o seu brutal aumento...etc, etc, etc....porque são muitos etc´s..... Ainda bem que o senhor é uma pessoa cheia de humor....porque a mim, isto não me dá vontade nenhuma de rir...O que esta direita fez a Portugal só trouxe prejuízo...só não vê quem não quer ou quem é muito facioso e desinformado...
  • SOCIALISTA
    27 nov, 2015 CACEM 19:34
    SOCIALISMO Um homem, voando num balão, dá conta de que está perdido. Avista um homem no chão, baixa o balão e aproxima-se:- Pode ajudar-me? Fiquei de encontrar-me com um amigo às duas da tarde; já tenho um atraso de mais de meia hora e não sei onde estou... - Claro que sim! - responde o homem: O senhor está num balão, a uns 20 metros de altura, algures entre as latitudes de 40 e 43 graus Norte e a longitude de 7 e 9 graus Oeste. - É consultor, não é? - Sou sim senhor! Como foi que adivinhou? - Muito fácil: deu-me uma informação tecnicamente correcta, mas inútil na prática. Continuo perdido e vou chegar tarde ao encontro porque não sei o que fazer com a sua informação... - Ah! Então o senhor é SOCIALISTA! - Sou! Como descobriu? - Muito fácil: O senhor não sabe onde está, nem para onde ir, assumiu um compromisso que não pode cumprir e está à espera que alguém lhe resolva o problema. Com efeito, está exactamente na mesma situação em que estava antes de me encontrar. Só que agora, por uma estranha razão, a culpa é minha !...
  • carmom
    27 nov, 2015 FAMALICÃO 18:40
    A curiosidade maior é, vermos os mesmos que contestaram durante 4 anos um governo com maioria na AR,cantar agora defendendo esta maioria muito duvidosa.Há pai, que é mesmo cego.
  • Votos
    27 nov, 2015 port 13:58
    das maiores felicidades, para um governo, de pessoas competentes, responsaveis e serios, que irão enfrentar, como se prevê, todas as insinuações, as calunias, e as intrigas, da parte daqueles que não se conformam com a democracia a funcionar no seu pleno e como nunca tinha acontecido!...Que seja por largos anos que, finalmente a esquerda não se deixe desunir e mantenha esta direita radical, fora do poder, que não merecem!
  • Parabéns António C.
    27 nov, 2015 Lisboa 10:49
    Muitas felicidades para o novo governo, de pessoas honestas, integras, e trabalhadores...de quem nunca se ouviu temas (com desculpas esfarrapadas) como a Tecnoforma, os Vistos Gold, licenciaturas tiradas ao Domingo, Falta de pagamentos á segurança Social, Submarinos etc... Viva Portugal, Vivam os Portugueses e a Democracia, que finalmente se libertou do fascismo dos últimos 4 anos!

Destaques V+