Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP: “Finalmente” o fim da crise política

26 nov, 2015 - 19:16

Deputado João Oliveira diz que com a nomeação do novo Governo cumpre "a vontade expressa pelos portugueses, em função dos resultados eleitorais de 4 de Outubro".

A+ / A-

O líder parlamentar do PCP defendeu que "finalmente se põe fim a uma crise política" causada pela nomeação do último Governo de Passos Coelho, tendo salientado a importância da realização de eleições presidenciais.

"Depois da crise política que o senhor Presidente da República criou com a nomeação de um Governo do PSD e do CDS-PP que não tinha condições para entrar em função, agora finalmente põe-se fim a essa crise política com a nomeação de um Governo que possa entrar em plenitude de funções", afirmou João Oliveira aos jornalistas no final da tomada de posse do XXI Governo Constitucional, no Palácio da Ajuda, em Lisboa.

Para o deputado comunista esta nomeação cumpre "a vontade expressa pelos portugueses, em função dos resultados eleitorais de 4 de Outubro".

Do discurso de Cavaco Silva, João Oliveira concluiu que o Presidente "ainda ponderou outras soluções" nomeadamente a convocação de novas eleições legislativas, "mantendo em funções de gestão" o Governo de Pedro Passos Coelho, o que considerou "obviamente grave e preocupante".

Para o deputado esta opção era "mais preocupante ainda, quando do ponto de vista institucional é preciso assegurar condições que não sejam de confronto e de conflito permanente entre as instituições, e isso resulta em boa parte da atitude do Presidente da República".

João Oliveira afirmou também que as condições para este Governo entrar em funções "estavam claras desde o dia seguinte às eleições" e que "continuam e existir", referindo-se aos acordos entre o Partido Socialista e o Partido Comunista.

"O que importa é que do ponto de vista das posições que sejam aprovadas na Assembleia da República se dê concretização às expectativas criadas relativamente à recuperação de direitos", concretizou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+