Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD pergunta: BE e PCP "vão juntar-se ao PS para roubar os trabalhadores"?

26 nov, 2015 - 16:27

Para o deputado social-democrata leitão Amaro, "se [as bancadas do BE e do PCP] aprovarem as propostas do PS, vão estar a aprovar também austeridade".

A+ / A-

O PSD questionou esta quinta-feira os deputados do BE e do PCP se "vão juntar-se ao PS para roubar os trabalhadores", se "vão ficar fiéis" aos eleitores ou "se vão saltar esse muro", mostrando-se preocupado com os "desentendimentos das esquerdas".

O deputado Leitão Amaro falava na sua intervenção inicial no plenário da Assembleia da República, que está a discutir vários projectos de lei apresentados pelo PS, incluindo o que reduz para metade a sobretaxa de IRS e reverte os cortes salariais ao longo de 2016, de forma progressiva em cada trimestre.

Leitão Amaro dirigiu-se aos deputados do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português e deixou uma série de perguntas: "E o vosso discurso? E o vosso programa eleitoral? Como é que estão ao lado das propostas do PS? Ou não vão apoiar essas propostas? Preocupa-me começarmos com um desentendimento entre estas esquerdas".

Para o deputado social-democrata, "se [as bancadas do BE e do PCP] aprovarem as propostas do PS, vão estar a aprovar também austeridade", porque mantêm a sobretaxa ainda que a metade do valor e mantêm os cortes salariais, embora revertidos gradualmente.

"É difícil, é doloroso, mas como é que fica o vosso discurso de que ‘quem mexe em salários e pensões está a roubar os trabalhadores e os pensionistas’? Mudou? Vão juntar-se ao PS para roubar os trabalhadores?", lançou ainda Leitão Amaro.

"Vão ficar fiéis aos vossos compromissos ou à vossa história? Vão ficar fiéis aos vossos eleitores, aos 18% de eleitores que em vós votaram? Ou vão saltar esse muro para se aliarem ao PS?", questionou.

BE fiel aos compromissos

Na resposta, a deputada do BE Joana Mortágua disse que o compromisso do Bloco é "ser fiel" aos seus compromissos, recordando as negociações tidas com o PS que alteraram as propostas dos socialistas.

"E aqui estão elas. É por isso que damos hoje a cara pelo nosso compromisso, que é o de devolver por inteiro o salário dos funcionários públicos em 2016, por uma questão de justiça e de respeito pela Constituição", afirmou.

Também a deputada bloquista Mariana Mortágua disse que "sempre que os planos da direita foram estragados, o país ficou melhor, o país cresceu e as contas públicas melhoraram", acrescentando que, "se este ano a meta do défice não for cumprida é porque a direita não percebeu que a austeridade estraga".

Quanto às acusações de falta de entendimento entre os partidos da esquerda, Mariana Mortágua reiterou que o BE "dá a cara por um objectivo cumprido", sublinhando que "os salários serão repostos em 2016 como o Tribunal Constitucional determinou".

Relativamente à sobretaxa em sede de IRS, que, de acordo com a proposta do PS, será reduzida em metade em 2016, para os 1,75%, a deputada do BE disse que "o fim da sobretaxa foi matéria de diálogo entre o PS e o BE", tendo o Bloco defendido "a cessação imediata e integral" da sobretaxa. Mas "houve uma divergência e é por isso que esta matéria não consta do acordo" assinado entre os dois partidos, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    27 nov, 2015 Santarém 22:33
    Eu por mim só pergunto, de onde virá tanto dinheiro para sustentar tanta promessa, por outro lado dá-me a sensação de que estamos a voltar ao velho sistema de beneficiar bem acima dos demais a função pública com fins eleitorais tratando os outros como espécie de segunda classe, aguardamos e em breve teremos a prova.
  • Msabel
    27 nov, 2015 Almada 10:56
    É preciso ter lata!!!!!!!!! Mas o que é que o PSD/CDS fizeram à grande maioria dos portugueses nestes últimos 4 anos??????? Mentirammmmm com todos os dentes que têm na boca, não se cansararm de roubar (a quem menos tem) e agora vêm invocar o PCP e BE???? Pessoas mesmo sem vergonha nenhuma. Felizmente ACABOU
  • a.pereira
    26 nov, 2015 ? 21:34
    Na verdade é escandaloso, o PCP sempre defendeu os trabalhadores... Se a Função Pública for aumentada os pobres ficaram mais pobres com ajuda da esquerda. A direita já sabemos, foram sempre acusados e sempre atacados pelo PCP. Será uma maneira de acabar com as greves. Sendo assim foi mal vendida a TAP.
  • ARTS
    26 nov, 2015 leiria 21:28
    Uma vez que o meu outro comentário foi banido, escrevo este a ver se passa, não sou partidário e acho que tem razão, pois o esbanjar anterior deu no que deu, já toda a gente sabe que o PS esbanja, e o PSD recupera, foi assim durante muitos anos, desta vez entram outros partidos ao barulho, mas como é o PS que manda vai dar ao mesmo, destruição do país.
  • ARTS
    26 nov, 2015 leiria 21:20
    Não sou partidário, mas não acredito em heróis nem em milagres, nunca um governo destruiu tanto em tão pouco tempo como o governo do PS anterior, gostava que certos comentadores em vez de criticar explicassem onde vai este governo buscar o dinheiro para repor o que quer que seja, certamente serão funcionários públicos, mas não se esqueçam dos privados que com muito trabalho pagam a porcaria do setor publico, para não chamar roubalheira, e falta de vergar a mola, refiro-me ás regalias de certos setores que só dão prejuízo, para mim só um ministério deveria dar prejuízo, o da saúde, mas tudo o que é publico dá prejuízo e os privados que paguem, para terminar, espero que o presidente acabe com este governo antes de se ir embora, pois vai destruir mais o país, refiro-me ao partido PS, pois os outros vão arrepender-se de se juntar ao partido mais destruidor que o País tem.
  • O Zé
    26 nov, 2015 Lx 20:55
    Estes rapazolas apenas estão feridos no coração por terem sido destituídos pelo voto Popular representado na AR, chegam agora a admitir que as suas politicas foram efetivamente de destruição e roubo aos trabalhadores... Ao que chega o desespero e a pouca vergonha dos políticos profissionais
  • António Tomás
    26 nov, 2015 Pinhal Novo 20:34
    Grande homem assim é que é, picar a esquerda para criar confusão assim é que eu gosto de ver a direita, criar confusão, picar, provocar jogar jogo baixo como manda a sapatilha do PSD, e mais acusar os outros de roubarem os trabalhadores e fazerem austeridade, aquilo que eles fizeram durante os últimos quatro anos estarem neste momento a acusarem ser o próximo governo, convencerem as pessoas que quem vai roubar os trabalhadores é o próximo governo, e não foram eles próprios com os diversos cortes e aumento de impostos e taxas, assim é que é, fico mesmo feliz de ver um PSD um de direita fazer isto, isto faz-me lembrar partes da bíblia sobre como Satanás é descrito manipulador, nada como mostrarem a garra o espírito, é verdade foi assim que conseguiram vencer as eleições de 2011 e mesmo por uma vitória sem maioria absoluta conseguiram convencer muitos portugueses e não venceram com maioria porque a maioria dos portugueses abriram os olhos e viram que tinham levado no . . . da direita mas mesmo assim ainda ganharam muitas "abóboras" ( atenção que não estou a chamar abóboras aos portugueses a palavra abóbora tem outro significado ) para o atarraxar até dizer basta.
  • pindorica
    26 nov, 2015 lisboa 20:32
    como estará a esquerdalha daqui a uns meses? Toda rota claro.
  • Carlos Gil
    26 nov, 2015 Sousel 20:26
    Mas afinal quem ROUBOU mais aos Portugueses, nestes últimos 4 anos???? Caramba parecem um bando de pardais á procura de ninho.......... cambada de hipócritas.
  • Luis
    26 nov, 2015 Lisboa 20:09
    Finalmente resolveram admitir que andaram a roubar quem trabalha, foi por isso que foram postos a andar.

Destaques V+