Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa toma posse sem Jerónimo enquanto sobretaxa vai ao Parlamento

26 nov, 2015 - 08:27 • Eunice Lourenço

Ao mesmo tempo que António Costa toma posse, o Parlamento discute um extenso pacote fiscal com medidas como a revogação da sobretaxa de IRS. O tema ainda divide PS e PCP. É dia de testes para o novo primeiro-ministro.

A+ / A-

Toma posse esta quinta-feira o XXI Governo Constitucional liderado por António Costa, que sucede a Pedro Passos Coelho. Para sexta-feira está já marcada a primeira reunião do conselho de ministros para aprovar o programa de Governo, que vai ser discutido e votado no Parlamento na próxima semana.

Ao mesmo tempo que António Costa toma posse, o plenário da Assembleia da República discute um extenso pacote fiscal, com medidas extraordinárias como a revogação da sobretaxa de IRS. O tema ainda divide Partido Socialista e PCP, o que pode ser visto como um sinal de que o secretário-geral do PS e futuro chefe de Executivo vai ter de enfrentar, desde já, vários desafios, a começar pela necessidade de dar seguimento aos acordos negociados com PCP e Bloco de Esquerda.

A fragilidade desses acordos vai ter o seu grande teste no Orçamento do Estado, mas vai estar bem patente já esta quinta-feira no Parlamento e à mesma hora em que o Governo toma posse.

O projecto de lei do PS, que reduz para metade a sobretaxa no próximo ano e a distingue em 2017, vai a plenário sem acordo garantido do PCP. A sobretaxa é um dos assuntos em que o PS não conseguiu ainda chegar a acordo com os dois partidos à sua esquerda.

A solução já admitida pelo PCP é deixar o projecto passar a discussão na especialidade, sem votação na generalidade, e depois tentar o consenso. Esta táctica, aplicada a todas as medidas, torna o Parlamento o centro de todas as decisões, mas também pode paralisar a acção governativa.

O Parlamento também discute esta quinta-feira a reposição dos salários da função pública, um assunto em que há acordo com o Bloco mas não com o PCP.

A tomada de posse vai deixar patente o diferente envolvimento de comunistas e bloquistas nesta solução governativa. A líder bloquista Catarina Martins vai estar presente no Palácio da Ajuda, Jerónimo de Sousa não.

A cerimónia também será decisiva para outro dos desafios de António Costa: a relação com o Presidente da República. É notório que as relações estão tensas, mas o discurso duro de Cavaco Silva pode ainda piorar a situação.

E o Presidente, que desta vez não fez qualquer comunicação prévia ao país, parece ter guardado tudo o que tem a dizer sobre este Governo para agora.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vamosesperarparaver
    26 nov, 2015 açor 13:06
    Oh António ainda não vi nada de inteligente neste costa, nem mesmo nos debates, quanto àquilo que os portugueses esperam, tenho muitas duvidas que vaia atingir as suas expetativas...
  • Parabéns Antonio C.
    26 nov, 2015 Lis 10:36
    Chicos espertos há muitos, mas homens inteligentes poucos. Só com grande inteligência, visão e maturidade é que se consegue o que António Costa conseguiu. Digam os ressabiados de direita o que disserem. Faço votos que o seu mandato seja também assente nestas premissas - Inteligência, Visão e Maturidade, porque só assim a democracia se revê. Parabéns e Força para esta caminhada que não vai ser fácil, garantidamente, mas que tem tudo para dar certo! Finalmente poderão colocar Portugal num caminho de dignidade, respeito e prosperidade, para o povo, totalmente perdidos nos últimos 4 anos, a favor dos ricos e do grande capital. Força Esquerda unida, e mostrem o que a maioria dos Portugueses sabe que vocês valem!
  • Os media
    26 nov, 2015 Lx 08:54
    Parece que ainda não entenderam que o PCP vai internamente a votos para o ano. Será que João Oliveira vai ser o substituto do Jerónimo?...Não é por acaso que vai substituir o Jerónimo na tomada de posse de hoje...Já pensaram nisto? Ou pretendem continuar no jogo ds intriga? Inovem! É o que se pede a todos os pouco visionarios!

Destaques V+