Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Brasil

ONU confirma que resíduos em rio Doce são tóxicos

26 nov, 2015 - 01:55

O rio está tingido de cor-de-laranja. Pelo menos 12 pessoas morreram.

A+ / A-
Lama tóxica no Brasil. Rebentamento de barragem provoca tragédia ambiental
Lama tóxica no Brasil. Rebentamento de barragem provoca tragédia ambiental

A lama e os resíduos mineiros que estão a poluir o rio Doce, no Brasil, são tóxicos. O aviso é das Nações Unidas e contraria as garantias da empresa proprietária da mina.

A Samarco veio, desde cedo, assegurar que a água e os resíduos minerais não apresentavam risco para a saúde, mas a ONU responde que “contém altos níveis de metais pesados e de outros químicos tóxicos”.

O rio Doce, no estado brasileiro de Minas Gerais, está tingido de cor-de-laranja, devido à contaminação pela lama e resíduos mineiros. Já morreram milhares de peixes, a pesca está proibida e há populações sem acesso a água potável.

No início do mês um depósito de resíduos cedeu criando uma enorme avalancha que soterrou povoações a matou 12 pessoas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+