Tempo
|
A+ / A-

Catorze restaurantes portugueses recebem a estrela mais desejada

25 nov, 2015 - 21:38

Restaurante Bon Bon, no Algarve, é a novidade da edição deste ano do Guia Michelin.

A+ / A-

Portugal conquistou uma nova estrela Michelin, atribuída ao restaurante Bon Bon, no Carvoeiro, e perdeu uma outra estrela, no Alentejo, mantendo três estabelecimentos com duas estrelas, foi anunciado esta quarta-feira em Santiago de Compostela.

O Guia Michelin Espanha e Portugal 2016 distingue 14 restaurantes portugueses, tantos quantos na edição passada.

O restaurante algarvio Bon Bon, cuja cozinha é chefiada por Rui Silvestre, é a novidade, em Portugal, ao conquistar a sua primeira estrela Michelin, o equivalente a "muito bom na sua categoria".

"A interessante cozinha do restaurante Bon Bon surpreende pelo seu nível técnico. Baseada numa matéria-prima selecta, propõe pratos de corte actual, com sabores definidos e apresentações cuidadas", afirma a Michelin.

Este restaurante junta-se a outros 10 estabelecimentos que traziam uma estrela da edição passada: Pedro Lemos (Porto), São Gabriel (Almancil), Willie`s (Vilamoura), Henrique Leis (Almancil), Il Gallo d`Oro (Funchal), Casa da Calçada (Amarante), Fortaleza do Guincho (Cascais), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Feitoria (Lisboa) e Eleven (Lisboa).

Perde a estrela que conquistara na edição de 2014 o L`And Vineyards, em Montemor-o-Novo.

O "guia vermelho" - considerado uma referência mundial na classificação de restaurantes - manteve duas estrelas a três restaurantes portugueses: Belcanto (Lisboa), Vila Joya (Albufeira) e Ocean (Porches).

Na Península Ibérica, são distinguidos um total de 188 restaurantes, dos quais 23 com duas estrelas (duas novidades nesta categoria, ambas em Espanha) e oito com três estrelas ("cozinha de nível excepcional, que justifica a viagem", todos em Espanha).

Os estabelecimentos que recebem a pontuação máxima são os mesmos que na edição deste ano: Akelare, Arzak, Azurmendi, El Celler de Can Roca, DiverXO, Martín Berasategui, Quique Dacosta e Sant Pau.

Os resultados são, para a Michelin, reflexo do "crescente interesse" pela cozinha que se vive na Península Ibérica, que tem motivado "o aumento contínuo do turismo gastronómico".

"Os nossos inspectores constataram, novamente, que o saber fazer dos chefes surpreende, em qualquer canto, com propostas diversificadas, procurando na excelência dos produtos, nas técnicas apuradas e no cuidado nas apresentações as chaves das suas cozinhas", considera a empresa. .

A gala de apresentação do guia de 2016 decorreu no Parador dos Reis Católicos, um antigo hospital de peregrinos em Santiago de Compostela datado do século XV, sendo considerado o hotel mais antigo do mundo.

Na cerimónia estiveram presentes perto de 400 pessoas, dos quais mais de cem são jornalistas, disse fonte da organização.

Após o anúncio, oito restaurantes da Galiza, todos com uma estrela Michelin, apresentaram algumas propostas gastronómicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+