Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Papa ruma à África da pobreza, da violência e da esperança

25 nov, 2015 - 03:20 • Aura Miguel

Visita começa esta quarta-feira. Quando, pela primeira vez, pisar terras africanas, Francisco terá à sua espera multidões em festa, mas também o esperam duras realidades, muito sofrimento, pobreza e violência.

A+ / A-
Tensões, pobreza e violência. O que esperar da visita do Papa a África?
Tensões, pobreza e violência. O que esperar da visita do Papa a África?

O Papa Francisco inicia esta quarta-feira a sua primeira visita pastoral a África, que o vai levar a três países marcados por muitas dificuldades e desafios.

O Quénia é a primeira escala da viagem. A chegada ao aeroporto da capital, Nairobi, está prevista para as 14h00 de hoje. Na sexta-feira, o Papa segue para o Uganda e no domingo para a República Centro-Africana.

Quando pela primeira vez Francisco pisar terras africanas, à sua espera terá povos e multidões em festa, gratos pela preferência do Papa, mas também o esperam duras realidades, muito sofrimento, pobreza e violência.

Nas mensagens que enviou ao Quénia, Uganda e República Centro-Africana, Francisco mostra-se ansioso por se encontrar com estes povos, cuja Igreja é viva e florescente, mas onde há tanta falta de reconciliação, paz e justiça.

As tensões e violência não poupam nenhum dos três países. Em Abril deste ano, numa universidade do Quénia, extremistas muçulmanos mataram 150 jovens cristãos e também ameaçam o vizinho Uganda.

Mas as maiores preocupações viram-se para a última etapa, dada a situação de conflitos armados na República Centro-Africana.

Apesar dos alertas de falta de segurança na cidade de Bangui, a Santa Sé, por enquanto, mantém o programa de dois dias naquela capital onde, no próximo domingo, pela primeira vez na história dos jubileus, o Papa deverá abrir a primeira Porta Santa do Ano da Misericórdia, não na basílica de São Pedro, mas na catedral de Bangui.

A Renascença em África com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+