Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga dos Campeões

Não está fácil. As contas do apuramento do FC Porto

24 nov, 2015 - 22:15

Última jornada do Grupo G promete ser imprópria para cardíacos que sejam adeptos azuis e brancos. Confira todos os cenários possíveis.

A+ / A-

Papel e caneta na mão? Vamos a contas, depois da comprometedora derrota do FC Porto frente ao Dínamo Kiev (0-2), para a quinta jornada do Grupo da Liga dos Campeões, que deixa o dragão à beira do afastamento dos oitavos-de-final e abre as portas à "repescagem" para as fases a eliminar da Liga Europa.

Concluída a ronda, a classificação mostra uma liderança bicéfala, entre Chelsea e FC Porto (10 pontos), mas com o Dínamo Kiev a ressurgir na corrida pelo apuramento, agora com oito pontos.

Na última jornada, a equipa de Julen Lopetegui visita Stamford Bridge, para defrontar o Chelsea. O Dínamo Kiev recebe o Maccabi Telavive, último classificado (zero pontos), já sem possibilidades de continuidade na Champions nem de apuramento para a Liga Europa.

Os cenários

Se vencer em Londres, o dragão passa aos oitavos-de-final, sem depender de outro tipo de cálculos. Se empatar, porém, está virtualmente "arrumado" se o Dínamo vencer na recepção ao Maccabi Telavive. E isto porque há a possibilidade de três equipas terminarem a fase de grupos com 11 pontos: Chelsea, FC Porto e Dínamo Kiev.

Neste aspecto, os azuis e brancos ficam com um golo negativo no critério de desempate adequado a este tipo de "liguilha": diferença de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas. O Chelsea tem "saldo zero" e o Dínamo Kiev tem um positivo.

Todavia, se o Dínamo Kiev empatar na recepção ao Maccabi Telavive, o FC Porto pode até perder em Londres. Ainda assim, há muitos "ses", nesta altura.

Uma coisa é certa: rádio e calculadora na mão dos responsáveis portistas, na derradeira ronda do Grupo G.


Liga dos Campeões

Grupo G - 5ª Jornada


FC PORTO 0-2 Dínamo Kiev

Maccabi Telavive 0-4 Chelsea

Classificação

1 Chelsea 10 pontos

2 FC PORTO 10

3 Dínamo Kiev 8

4 Maccabi Telavive 0


6ª Jornada - 9 de Dezembro

Chelsea-FC PORTO

Dínamo Kiev-Maccabi Telavive

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • morabe
    25 nov, 2015 gondomar 18:19
    caro lopetegui, faça uma equipe de futebol e não um grupo de jogadores que joga cada um para os espectadores; e arranje um psicologo para que os seus jogadores não percam o animo face à adversidade. É desesperanta a forma como recuam quando o adversário sobe... Boa sorte.
  • FERNANDO BATISTA
    25 nov, 2015 GAIA 13:12
    lopetegui É UM ERRO DE CASTING.ÚNICO CULPADO: PRESIDENTE. REGISTEM: NÃO VAMOS GANHAR NADA ESTE ANO. SÓ UM CEGO É QUE NÃO CONSEGUE VER. PRECISAMOS DE MAIS ONZE JOGADORES PARA SATISFAZER O TREINADOR? E M MAIO CONVERSAMOS. SAUDAÇÕES DESPORTIVAS.UM ABRAÇO AO NOSSO VILASBOAS.
  • afonso henriques
    25 nov, 2015 PORTO 09:58
    É mais fácil o Costa ter sucesso que nós vencermos o Chelsea. Lopetegui é um aborto.
  • Ricardo
    25 nov, 2015 braga 00:13
    Otario de treinador

Destaques V+