Tempo
|
A+ / A-

Costa: Cavaco “comunicará, no momento em que entender, o que entender comunicar ao país”

24 nov, 2015 - 19:50

Divulgação da constituição do Governo e da data da sua tomada de posse cabe ao Presidente da República, diz PM indigitado.

A+ / A-

O primeiro-ministro indigitado diz que cabe ao Presidente da República divulgar a constituição do Governo do PS e a data da sua tomada de posse.

Em declarações aos jornalistas, à entrada da sede do PS, em Lisboa, António Costa não quis fazer comentários, afirmando repetidamente que Cavaco Silva “comunicará ao país, no momento em que entender, o que entender comunicar ao país”.

Questionado sobre o aviso do PSD de que não dará a mão ao PS no Parlamento, Costa respondeu: "Eu também não pedi a mão ao PSD."

A lista de ministros só será oficial quando for divulgada pelo Palácio de Belém com a respectiva marcação da tomada de posse, mas já há 20 nomes do governo de António Costa que estão confirmados.

O elenco está agora no Palácio de Belém, onde está a ser “analisada”, disse fonte de Belém à Renascença. E só será divulgada depois de “aprovada”.

A constituição do Governo é da responsabilidade do primeiro-ministro e os ministros respondem perante ele, mas há duas áreas da governação em que o Presidente da República tem uma palavra a dizer: Defesa e Negócios Estrangeiros.

O secretário-geral do PS foi indigitado primeiro-ministro esta terça-feira, depois de um encontro com o Presidente da República.

"A continuação em funções do XX Governo Constitucional, limitado à prática dos actos necessários para assegurar a gestão dos negócios públicos, não corresponderia ao interesse nacional", lê-se em nota divulgada pela Presidência da República no final do encontro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Amâncio Faria Vaz
    25 nov, 2015 Rio Tinto 08:49
    Portugueses não façam comentários críticos à direita, porque a Rádio Renascença, "Emissora Católica Portuguesa?", não gosta e por isso tudo que se diga verdade sobre esta direita, Renascença não publica comentário, antes pelo contrário quer continuar a tapar os olhos aos portugueses com a profecia da desgraça que vem aí da esquerda... Escrevo isto com tristeza sobre a Rádio Renascença, porque sou um católico activo na Igreja e vejo cada vez mais as nossas Igrejas vazias! Muitas vezes pergunto a jovens meus amigos porque não ligaram mais à nossa Igreja? Respondem-me, para quê? Se a Igreja portuguesa está mais para a defesa dos ditadores, exploradores do que para os pobres! Este é que é o exemplo de Jesus Cristo? E quando os portugueses se apercebem da hipocrisia de uma Rádio que se diz Católica, com "jornalistas???" sem ética a defender o grande capitalismo, está tudo dito... Passem a ter mais um pouco de vergonha! Não apliquem o cinismo puro com um sofismo à mistura, extremo...
  • Inacio
    25 nov, 2015 Évora 08:46
    Definitivamente o paradigma da tradição foi-se. Já não se indigitam primeiros ministros. Indicam-se.
  • abilio
    25 nov, 2015 Porto 08:41
    Mais vale irem buscar mais alguns ministros a Africa, às ex-colónias.. mas isto é para governar o colonato africano de Lisboa ou o País todo???? de mal a pior este pobre País....
  • Carlos
    25 nov, 2015 Lisboa 07:58
    Não é o seu como o anterior não foi o meu. Mas é a pessoa escolhida pela maioria da assembleia em quem ai sim, votou.
  • Pedro
    25 nov, 2015 Bragança 00:06
    Este pode ser o primeiro ministro que irá governar, não vai no entanto ser o meu primeiro ministro, nem o aceitarei como tal, assim como não lhe vejo qualquer legitimidade, por mais que afirmem que é a democracia a funcionar. Mais teria que dizer, mas prefiro nem perder tempo com este tipo de pessoas.

Destaques V+