Tempo
|
A+ / A-

Socialistas católicos “envergonhados” com PS

20 nov, 2015 - 16:58 • Filipe d'Avillez

Os socialistas católicos dizem-se “envergonhados” com o seu partido por causa da aprovação da adopção por homossexuais e a revogação às alterações que tinham sido feitas à lei do aborto.

A+ / A-

Envergonhados. É assim que os Socialistas Católicos Portugueses dizem sentir-se depois da legalização da adopção por casais homossexuais e da revogação das alterações que tinham sido feitas à lei do aborto, no final da legislatura passada.

Em ambos os casos a esmagadora maioria dos deputados do PS votaram a favor, esta sexta-feira. Os socialistas católicos dizem-se “envergonhados pelo o facto do ‘nosso’ PS estar associado a uma agenda de violação dos Direitos Humanos”, nomeadamente “o direito à vida, e que concordem que se usem crianças para interesses de bandeiras partidárias".

Em relação à adopção, os Socialistas Católicos Portugueses consideram que “dizer que criar uma lei para que crianças possam ser adoptadas por homossexuais, é para proteger as crianças é de uma irresponsabilidade completa entrado em choque com história de uma civilização de milhares de anos”.

“Entendemos ainda que é lamentável que a apropriação de crianças seja feita como objecto de bandeiras partidárias em detrimento de aquilo que devia ser na sua plenitude: um sujeito de direitos”

Sobre o aborto, o comunicado recorda que “os socialistas católicos estiveram sempre na primeira linha contra o aborto e a favor do direito à vida”.

“Num país em crise, repudiamos totalmente que desde que o aborto é legal já se tenha gasto milhares de euros do estado em eliminações voluntárias de gravidez e que com leis como hoje aprovada, não se respeito o direito à vida. É com tristeza que constatamos que o aborto hoje dia seja cada vez mais um método anticonceptivo”, escrevem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lisandra Batista
    22 nov, 2015 Moita 12:26
    Sr. Fernando Libano, se o sr é católico devia ler a bíblia onde é clara : Aborto : Salmos 139:13-14 “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” Jeremias 1:5 “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da mãe te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Êxodo, capítulo 20, versículo 13, que diz: “Não matarás”, um dos princípios dos dez mandamentos da lei de Deus. Homossexualidade : "Deus criou o sexo para ser feito apenas entre um homem e uma mulher " ((Gênesis 1:27, 28; Levítico 18:22; Provérbios 5:18, 19) Se quiser pode ler também sobre este tema em : Romanos 1:24-27
  • Fernando Líbano
    21 nov, 2015 Lisboa 22:04
    Gostava que me dissessem quem são esses socialistas. É que eu sou católico,praticante,militante do Partido Socialista e revejo-me totalmente na legislação aprovada da A.R.
  • Como socialista
    21 nov, 2015 port 19:06
    católica, não estou nada envergonhada!...pelo contrario!
  • Joaquim Monteiro
    21 nov, 2015 Lisboa 11:16
    O PS devia ter em atenção o sentir dos seus apoiantes de longo data, embora actualmente criticos, em vez de permitir este abandalhamento de valores.
  • Isaura Mendes
    21 nov, 2015 Almada 09:35
    Como socialista católica revejo-me nesta posição.
  • António Pinheiro
    21 nov, 2015 Sintra 01:34
    Eles adoptam crianças maltratadas por heterossexuais católicos!
  • rosario almeida
    21 nov, 2015 cascais 00:26
    percebo a posiçao destes socialistas, independentemente de serem católicos ou nao. Nao percebo a revolta dos defensores da aboliçao da taxa, que acham uma humilhaçao as mulheres que vao fazer abortos pagarem as taxas nos hospitais. Entao e mulheres que entram nos hospitais com doenças subitas, acidentes etc.. têm que pagar, nestes casos nao é uma humilhaçao? qual é a moral? Nao entendo tambem que com tanta modernidade e tecnologia como as fantasticas ecografias, ainda haja quem ache que os bébés dentro da barriga das maes nao sejam seres humanos e que nao merecem ser defendidos como tal. Há uma leviandade incompreensivel no seu tratamento.Há só a preocupaçao para com a liberdade e a defesa do corpo da mulher. E entao a defesa do ser humanos em desenvolvimento , nao deveria ser defendido e evitar que se pratiquem tantas mortes prematuras? Quanto á adopçao pelos homosexuais é inadmissivel que se queira IMPÔR ideologias de genero e se fale em interesse das crianças, quando na realidade o verdadeiro interesse é dos casais homosexuais. Nao entendo tambem a NAO aceitaçao e os insultos para quem tenha outra opiniao, acusando logo de homofobicos, de retrogados e outras coisas mais...conheço varios casais de homossexuais que sao contra esta lei. Ainda há pouco tempo o casal de gays Dolce e Gabana veio a publico dizer que sao contra a adopçao. Foram insultados de tudo e mais alguma coisa, liberdade só para um lado!!
  • Patricia Martins
    21 nov, 2015 Castelo Branco 00:00
    Um grande abraço de Parabéns ao Cláudio Anaia e aos muitos militantes socialistas católicos por esta sua posição. Pobre PS que se deixou arrastar para estas medidas que violam os direitos humanos e também acho lamentável que a apropriação de crianças seja feita como objecto de bandeiras partidárias em detrimento de aquilo que devia ser na sua plenitude: um sujeito de direitos.
  • Paula Andrade
    20 nov, 2015 Lisboa 23:43
    FUZ033 faço parte dos socialistas católicos e a sua razão vem da forma como escreve ou fala. Como mulher e militante do PS tenho vergonha que o meu partido se deixe envolver com estas prepostas aberrantes.
  • 20 nov, 2015 22:45
    Ai estais? Votasseis no PSD!

Destaques V+