Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa acusa Governo de “embuste”. “Felizmente, já nem os mercados lhes dão ouvidos"

20 nov, 2015 - 08:58

Secretário-geral do PS acusa ainda PSD e CDS de terem criado, antes das eleições, "a mentira" e o "embuste" de que os contribuintes iriam recuperar 35% do total da sobretaxa de IRS em 2016.

A+ / A-

O líder do PS, António Costa, volta a insistir na necessidade de uma rápida decisão sobre o futuro Governo. Na noite de quinta-feira, em mais um encontro com militantes do PS, o secretário-geral do PS voltou a acusar a coligação PSD/CDS de estar a lesar os interesses nacionais. “Felizmente, já nem os mercados lhes dão ouvidos”, declarou.

“É por isso que, apesar dos grandes esforços que têm feito, temos ouvido a Comissão Europeia, com posição serena”, começou por dizer Antonio Costa, corrigindo logo a seguir para “impaciente”, “porque nunca mais há condições para haver um Governo que apresente um Orçamento à CE e ao país.”

“Temos o insuspeito ministro das Finanças alemão, manifestando tranquilidade sobre o processo politico em Portugal, temos o presidente do Eurogrupo tranquilo com a situação politica em Portugal e temos as agências de ‘rating’ tranquilas com a situação politica em Portugal”, defendeu o líder socialista num plenário com militantes do PS/Lisboa.

O secretário-geral do PS acusou ainda o Governo de ter criado antes das eleições "a mentira" e o "embuste" de que os contribuintes iriam recuperar 36% do total da sobretaxa de IRS em 2016.

António Costa referia-se à mais recente estimativa de que a devolução da sobretaxa de IRS em 2016, de acordo com a fórmula de cálculo da Direcção Geral de Contribuições e Impostos, será igual a zero.

Lembrando ataques recentes ao PS feitos pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o líder socialista reagiu: "Quando os ouço falar em fraude, só me lembro daqueles eleitores que acreditaram nas notícias que foram dadas a poucas semanas das eleições, segundo as quais a gestão financeira tinha sido tão boa, que o país tinha os cofres tão cheios, que 35% [da sobretaxa de IRS] seriam recuperados pelos contribuintes", apontou António Costa.

Para o secretário-geral do PS, "tratou-se de uma mentira, porque afinal hoje sabe-se que não se vai recuperar nem um cêntimo da sobretaxa de IRS". "Isso foi uma mentira, foi um embuste. Temos de mudar de política", rematou o secretário-geral socialista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    20 nov, 2015 Santarém 20:54
    Será porque o senhor Costa anda agora a mandar recados via mensagens e telefone aos patrões, bancos e agências para que não tenham medo das suas mentiras que estes agora já estão todos confiantes nas suas promessas?
  • Ao José Soares Pinho
    20 nov, 2015 Lx 09:52
    Mercados no lixo? Só pode estar a referir-se ao Irrevogável Paulo Portas ! Casamento após eleições? Só pode estar a referir-se á Coligação da desgraça - PSD/CDS, que empobreceu o povo em 26%, e aumentou os novos ricos em 30%, nos últimos 4 anos. Aldrabões? Bom, esta dava um testamento sobre Passos, Portas, Albuquerques e restante trupe....
  • José Soares de Pinho
    20 nov, 2015 Gafanha da Nazaré 09:42
    Este Costa é tão "inteligente" que quer fazer acreditar que os mercados que o PS deitou no lixo, foram recuperados após o "casamento" que fez após as eleições. Este é mais um aldrabão do PS com prateleiras cheias de ferro velho.
  • PAF MENTIROSA
    20 nov, 2015 Lx 09:24
    Só mentiras se tem ouvido deste Passos Coelho e trupe. Que credibilidade têm eles ainda? Só manipulações estudadas para um povo que maioritariamente é ignorante, e por muito chocante que isto seja, não menos chocante é o impressionante índice de analfabetismo em Portugal, em pleno século XXI. Assim se manipulam as multidões, explorando o que de mais frágil têm... Goste ou não de António Costa, sou obrigada a dar-lhe razão.

Destaques V+