Tempo
|
A+ / A-

Presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa: “Há alguns imãs que são muito fanáticos"

19 nov, 2015 - 00:39

“Horrorizado” com os atentados de Paris, o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa reafirma que “o Islão é paz”.

A+ / A-

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa reconhece que há razões para fechar algumas mesquitas radicais em França. A medida está a ser estudada pelo Governo de Paris.

Em declarações à Renascença, Abdool Vakil admitiu que há fanatismo de alguns pregadores muçulmanos, mas não em Portugal. “Não me admiro com isso. Há alguns imãs que são muito 'fanáticos', é isto que eu sinto. O imã não deve ser fanático. Percebo quando querem fechar uma mesquita porque está lá um imã que incita pessoas à violência. É natural. Felizmente em Portugal não temos isso”, disse.

Abdool Vakil acrescenta que “os muçulmanos em Portugal estão bem integrados, ao contrário do que acontece em alguns países, nomeadamente em França”. "Talvez seja a lusofonia que nos une".

Apesar disso, Vakil refere que "é preciso" mais gente para ler o Alcorão da maneira correcta, incluindo em Portugal. "O próprio Alcorão critica aqueles que lêem, mas não percebem".

Nesta entrevista à Renascença, o presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa diz-se “magoado, horrorizado” com os atentados de Paris. “O Islão é paz. Matar o outro não é do islão, nem do cristão nem do judeu”.

Sobre os terroristas de Paris, Vakil refere que “essas pessoas, que nem são muçulmanas e foram convertidas à pressa, não conhecem o Islão”. “As pessoas que estão a aliciar esses jovens encontram formas de marketing para os aliciar para o sucesso e a alguns até prometem o paraíso se morrerem”, lamenta.

O mundo precisa que o chamado “Islão moderado” ganhe força. E o que é o “Islão moderado”? “É o Islão verdadeiro”, acrescenta Abdool Vakil. "Qualquer religião verdadeira é moderada". "O equilíbrio está em pregar a mensagem que está contida nos livros sagrados".

Abdool Vakil confirmou ainda que a comunidade islâmica vai organizar no próximo domingo uma oração inter-religiosa pela paz, a partir das 13h00, na Mesquita de Lisboa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mafurra
    28 nov, 2016 Lisboa 17:19
    O Alcorão dá para ter as interpretações que se quiser, que derem mais jeito no momento.
  • witsel guigui
    02 out, 2016 alfornelo 12:52
    As pessoas comentam sem saber o que devem comentar, islam é um religião de paz , é um religiao inocente, que esta a sofrer muitas acusaçoes por favor tentem pelo menos conhecer islam porque voçes nao conhecem islam
  • Banzé
    21 nov, 2015 Braga 09:31
    Como pode o Islão ser PAZ se o Alcorão e os Hadits de Maomé Apelam à à Morte, Violência e Guerra?....
  • dr. xico
    20 nov, 2015 Lisboa 11:43
    Sr Imâ de Lisboa, NÃO SÃO OS IMÂS QUE SÃO FANÁTICOS - é a vossa religião que é fanática, pensam, vivem, vestem, comem como no seculo XVI. As coisas mudaram e as pessoas tb, senão porque será que as mulheres são consideradas seres inferiores, não podem conduzir, ir á praia, tocar noutro homem nem como cumprimento. Se não gostam de Nós ocidentais, fassam-nos um favor vão-se todos embora para os vossos paises.
  • Benedictus
    20 nov, 2015 01:14
    Estes tipos são umas cassetes, dizem sempre a mesma coisa. Se quereis ir para junto de alá, íde sozinhos ! O Islão nasceu da guerra e por isso os Imãs, ou lá como lhe chamam, pensam da seguinte forma " uma vez que nós vivemos sempre em guerra vamos fazer com que o mundo tenha aquilo que nós temos" São como aqueles frustados da vida que quando não conseguem alcançar os objectivos tratam de deitar abaixo os outros! É isto o que se passa com essa gente. Eles são todos iguais! O Islão foi o maior "flop" de todos os tempos. Um tipo qualquer não acreditou que Jesus Cristo era o messias (o último profeta) e então pensou que talvez podesse autointitular-se de grande profeta, mas a verdadeira religião já estava inventada e ele o que conseguiu foi espalhar o ódio e a frustação por toda a terra. Ainda por cima arranjou uns tantos filhos, e o que é que acontece quando há muitos sucessores ao trono? Matam-se uns aos outros! É isso o que é o Islão! É uma religião que nasceu e cresceu em guerra, por isso o Islão não é paz, O Islão é GUERRA!
  • ALIBABÀ
    19 nov, 2015 Lx 11:49
    Leiam um livro chamado "Eurábia" e ficaremos todos assustados: conquista da Europa pelos islamitas.Escrito há mais de 30 anos por uma fraco argelina que põe o dedo na ferida do islão.. Existe um outro de um italiano que fala no mesmo tema.Existe um projecto politico religioso do Islão para tornar reféns as democracias ocidentais.A França tem mais de 2 mil mesquitas no seu território....Não é normal isto acontecer.Há bairros em Marselha e na Bélgica onde nem a policia entra..... Mas os nossos políticos são uns farsantes e sempre a evidenciar a democracia , os direitos humanos enquanto os radicais se fazem explodir e espalham o terror em França. Quantos líderes da comunidade islâmica vieram condenar os ataques? Quanto estão dispostos a encerrar as escolas corânicas e as mesquitas com imãs radicais? E os políticos ocidentais vão assobiando para o lado como se estivesse tudo bem.Esperem pelo px ataque com armas químicas e logo verão quais as atitudes a tomar....
  • Nuno
    19 nov, 2015 Australia 11:25
    O Alcorao prega uma religiao ultrapassada fundada por um homem que casou com uma crianca de 7 anos e a violou. Isto nao interessa saber. Muculmanos nao pasam de um bando de hipocritas. O que esta a acontecer em todo o mundo e da responsabilidade de todos os muculmanos porque quem cala consente.
  • António Costa
    19 nov, 2015 Cacém 09:29
    Regras boas e Regras más...Há uns anos um banco de jardim é pintado de fresco. Um sentinela do quartel próximo é avisado "Não deixe ninguém sentar-se nesse banco..." A regra foi passando e meses depois as sentinelas continuavam : "Não se pode sentar nesse banco..." e é assim. Regras que faziam todo o sentido há 1000 anos, continuam hoje. No Cristianismo as regras são feitas e alteradas com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. No Islão são regras com mais de 1000 anos. E não se podem mudar, nem alterar porque senão vai-se contra a "Palavra de Deus". Não separaram "Deus" de "César".......assim o Poder fica superconcentrado numa única pessoa, que não dá, nem tem que dar contas a ninguém.
  • Banzézé
    19 nov, 2015 França 09:28
    De acordo com o Zé e o Banzé.
  • Cruzado
    19 nov, 2015 Lisboa 09:22
    Abdoul Vakil tenta o impossível. Convencer-nos que o Islão é Paz ! Tenho estado a ler o Alcorão e não é isso que lá vejo. E não me digam que não percebo. Um livro destes tem que ser escrito para que TODOS compreendam. Ninguém escreve só para "iluminados". Por exemplo, no Fascículo 10, Capítulo 9, Al-Taubah, versículo 5 está escrito : "E quando os meses sagrados tiverem passado, matai os idólatras onde quer que os encontreis e fazei-os prisioneiros, e sitiai-os, e ponde-vos à espera deles em todo o lugar de emboscada. Mas se eles se arrependerem e observarem a Oração e pagarem o Zakat *, então deixai livre o seu caminho. Por certo Allah é o Mais Generoso, Misericordioso." sic. Alguém vê aqui violência ?

Destaques V+