Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dados de 2014

Empresas pouparam mais de mil milhões em benefícios fiscais

17 nov, 2015 - 16:08 • Sandra Afonso

EDP, Pingo Doce e Autoeuropa entre os mais beneficiados.

A+ / A-

No ano passado, as empresas pouparam mais de mil milhões em impostos graças a benefícios fiscais, revelam dados divulgados pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

Os fundos de pensões da banca estão entre os que mais beneficiaram, destacando-se ainda empresas sediadas na zona franca, a EDP, o Pingo Doce e a Autoeuropa.

Quando vista por beneficiário, o fundo de pensões do Banco de Portugal lidera a lista, com mais de 50 milhões de euros em benefícios fiscais.

Os fundos dos maiores bancos a operar em Portugal rondam os 20 milhões e os dos restantes bancos estão entre os cinco e os 10 milhões. Mas não são os únicos: a Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores teve um benefício de 23 milhões.

Com fundos de pensões e equiparáveis, o Estado deixou de cobrar quase 200 milhões de euros no ano passado.

Também de cerca de 200 milhões foi a redução da taxa concedida na zona franca da Madeira. Um exemplo é a extinta PT Ventures SGPS, da ex-Portugal Telecom, que beneficiou em 2014 de mais de sete milhões de euros. Mas foi a Saipem Portugal, empresa de comércio marítimo sedeada na zona franca, que liderou os benefícios (mais de 50 milhões).

No continente, destacam-se, por exemplo, a EDP, que em 2014 somou mais de 24 milhões em benefícios, e o Pingo Doce, que arrecadou mais de cinco milhões, entre eles 3,6 milhões de euros com donativos.

Muitas empresas beneficiam de deduções por incentivos ao investimento e à criação de emprego (as duas rubricas representaram mais de 150 milhões). A Autoeuropa e a Unicer, por exemplo, fecharam 2014 com quase 3,5 milhões de euros de benefícios fiscais. A Continental Mabor conseguiu o dobro.

Na área social, as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus, que se dedicam ao acompanhamento de doentes psiquiátricos, e a Santa Casa da Misericórdia do Porto estão entre os que mais beneficiaram, poupando em impostos cerca de 11,5 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lampreia
    20 nov, 2015 Albufeira 12:26
    É vergonhoso e é este o cancro q mina o nosso país.Por que ficam estas grandes empresas isentas e o zé povinho paga com lingua de palmo.
  • MANUEL AZEVEDO
    19 nov, 2015 BRAGA 19:26
    SE TANTOS MILHÕES DE-SE EM CONGESTÃO TODOS ELES TINHAM DESAPARECIDO DO MAPA, ASSIM FICAM A SABER QUE A EXPLORAÇÃO DO ZÉ É QUE DÁ MILHÕES, TODOS SABEM A MESMA HISTÓRIA, POBRE POVO...
  • kokas
    17 nov, 2015 aveiro 18:43
    É por estas e por outras situações iguais que eu não me revejo nestes politicos e tenho até nojo de todos eles. Esfolam os desgraçados e protegem os ricos desta forma. Acresce ainda os vergonhosos vencimentos dos gestores e as mordomias em carros topo de gama etc. Tudo isto é vergonhosos,se um pobre cidadão dever meia dúzia de euros ao fisco correm logo a penhorar lhe tudo,ATÉ A CASA
  • Paulo
    17 nov, 2015 vfxira 18:43
    E,graças a quem?........á coligação psd/cds. o povo se não abrir os olhos fica na miséria para sustentar isto tudo.
  • kokaas
    17 nov, 2015 aveiro 18:38
    É por estas e por outras situações iguais que eu não me revejo nestes politicos e tenho até nojo de todos eles. Esfolam os desgraçados e protegem os ricos desta forma. Acresce ainda os vergonhosos vencimentos dos gestores e as mordomias em carros topo de gama etc. Tudo isto é vergonhosos,se um pobre cidadão dever meia dúzia de euros ao fisco correm logo a penhorar lhe tudo,ATÉ A CASA
  • joão fazendeiro
    17 nov, 2015 Almas de Freire 18:21
    Ainda assim os nossos ainda governantes continuam a querer fazer-nos crer que é a pensar nos cidadãos que pretendem continuar a governar "este país"!!!!
  • Carlos Silva
    17 nov, 2015 Amora - Seixal 18:13
    Ofertas fiscais que davam para pagar o que roubaram aos reformados e ainda sobrava muito. A isto chama-se CORRUPÇÃO. Onde é que páram os jornalistas com eles no sítio para fazerem trabalho de investigação e de seguida ir à PGR denunciar os faltosos?
  • Porconta
    17 nov, 2015 Porto 18:00
    Sim Senhor estas Empresas como toda a gente sabe e o governo também tem investido milhares durante os quatro anos do governo anterior e foram os que mais empregaram, por isso essas benesses que o estado lhes facilitou para que continuem a ajudar o Pais a ser enterrado, ups. enganei-me.....................

Destaques V+