Tempo
|
A+ / A-

​Dicionários Oxford elegem palavra do ano. Mas não é uma palavra

17 nov, 2015 - 15:00

Editora destaca outras palavras que ganharam relevo ao longo do ano, por exemplo, “refugiado” e “Brexit” (alusivo a uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia).

A+ / A-

Os Dicionários Oxford elegeram como palavra de 2015 um 'emoji': o boneco que chora de tanto rir.

A escolha, justifica a editora, pretende salientar “o rápido aumento de popularidade que os 'emojis' ganharam em 2015”.

A escolha foi feita em parceria com uma empresa ligada à tecnologia de telemóveis, segundo a qual este 'emoji' foi o mais usado, em todo o mundo, em 2015.

O presidente dos Dicionários Oxford, Casper Grthwohl, refere que é evidente “a luta do alfabeto tradicional para responder à rápida procura da comunicação do século XXI, focada em elementos visuais”. Neste contexto, acrescenta, “não é surpreendente que um elemento pictográfico como os ‘emoji’ tenha preenchido algumas lacunas”.

A editora destaca também outras palavras que ganharam relevo ao longo do ano que está quase a terminar, por exemplo “refugiado” e “Brexit” (alusivo a uma eventual saída do Reino Unido da União Europeia).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+