Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Bloco acusa Cavaco de ser “força de bloqueio” e “nódoa na democracia”

17 nov, 2015 - 10:27

Na mesma linha, PS-Madeira diz que “quando o país está a arder, o Presidente da República tende a fugir para a Madeira".

A+ / A-

O deputado do Bloco de Esquerda na Assembleia Legislativa da Madeira acusou esta terça-feira o Presidente da República de ser "uma força de bloqueio" e uma "nódoa na democracia desta região", onde se refugia em tempos de crise política.

"O Presidente da República, neste momento, está a ser força de bloqueio igual à que criticava quando era primeiro-ministro", declarou Rodrigo Trancoso, numa intervenção no plenário no parlamento madeirense, que coincide com o segundo dia da visita de Cavaco Silva à região no âmbito da 7.ª jornada do Roteiro para a Economia Dinâmica.

Na opinião do parlamentar bloquista insular, "o Presidente da República é uma nódoa e uma mancha na democracia da Região", e faz da Madeira "fonte termal" onde "se refugia em tempos de crise, confusão e crispação".

O deputado do BE-M recordou que a primeira visita do Presidente da República a este arquipélago aconteceu também por ocasião de uma crise provocada pela "demissão irrevogável" de Paulo Portas.

Rodrigo Trancoso considerou que, afinal, "este cenário não foi previsto pelo PR" e que, para o chefe de Estado, "as maiorias parlamentares e a estabilidade só são válidas se forem da área política de que é oriundo".

Também sustentou que "não se compreende a pertinência" desta visita que Cavaco Silva efectua à Madeira, "quando se exigia uma acção célere e rápida para resolver esta crise política", optando o PR por "perder tempo com supostas entidades que não representam os eleitores".

No entender de Rodrigo Trancoso, corroborando as opiniões de outros deputados da oposição na ALM, o Presidente da República ainda evidencia "desrespeito pelo principal órgão de governo próprio da região", pois não incluiu no programa da sua visita a este arquipélago a participação numa sessão parlamentar solene e apenas vai marcar presença num `Madeira de Honra` nos corredores do edifico.

O líder parlamentar do PS-M, Jaime Leandro, corroborou esta posição, afirmando que "quando o país está a arder, o Presidente da República tende a fugir para a Madeira", acrescentando não ser compreensível o "`timing` desta visita quando é urgente resolver o problema" da situação política do país".

Avelino Conceição (PS-M) ainda argumentou que Cavaco Silva "vem fazer uma visita a tudo o que é grande [empresas de sucesso na Madeira], mas esqueceu-se que a região tem o maior desemprego de Portugal" e "tem vergonha da Assembleia Legislativa".

Os deputados da Assembleia Legislativa da Madeira cumpriram um minuto de silêncio em memória das vítimas dos atentados de Paris, na sexta-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel Dias
    18 nov, 2015 Viana do castelo 14:18
    Claro que são rascas, principalmente para os bancos inventam despesas para que seja sempre o zé povinho a pagar , a igreja que não paga e se paga 1€ recebe esse 1€ multiplicado por ......, empresas privadas que fazem contratos com estado só dão lucro ( não para o estado claro ) , e com trabalhadores que vão trabalhar para o estrangeiro e chegam sem receber é isto que temos. .É lindo viver assim.
  • RASCAS
    18 nov, 2015 Lisboa 11:40
    Esta gente do bloco é do mais rasca que existe do ponto de vista politico. Arruaceiros encartados a quem deram protagonismo.O derrotado Costa que se cuide que vai levar por tabela...Tristeza a deriva que este país leva e que, em breve, vamos pagar com língua de palmo...
  • Manuel Dias
    18 nov, 2015 Viana do castelo 11:16
    Notícia importante - nosso" Presidente vai reunir com o patrão ( bancos) para ver como vai descascar a casca da banana. Irá pedir autorização para dar luz verde? ou não?
  • 18 nov, 2015 . 05:40
    Nem obrigado Cavaco Silva deve empossar um representante de um partido ladrao e vigarista como o PS e dar a mao aos chantagistas do BE e a comunagem do PCP. Antes nomear o gajo dos animais para PM. Brincadeira. A reacçāo nao passara.
  • F. silva
    17 nov, 2015 TOMAR 23:27
    Este indivíduo que exerce a função de Presidente revela, cada vez mais, a sua total parcialidade e incoerência. As maiorias parlamentares só valem quando são do seu clube. Não tem capacidade para cumprir aquilo a que está vinculado por compromisso de honra: a Constituição da República. Dá assim guarida a todos os indivíduos anti-democráticos e defensores dum sistema totalitário de poder. Os cidadãos portugueses que expressaram nas eleições a sua oposição a este governo, formam a maioria e estão a ser desrespeitados por um PR claramente manhoso e anti-democrático. Cuidado Sr. Cavaco, que o povo é sereno, mas está a perder a paciência, com estes "truques" dilatórios.
  • :-)
    17 nov, 2015 Lisboa 20:42
    Mas porque está a esquerda tão nervosa? Não percebo ... Vai um chazinho de tília?!
  • Manuel Dias
    17 nov, 2015 Viana do castelo 18:00
    concordo o que disse ( Zico ) fazem-nos parecer diminuídos como se eles é que têm o direito, a moral e a sabedoria.
  • José Maria Montargil
    17 nov, 2015 Lisboa 17:31
    Nódoa, vergonha e falta de senso comum é uma deputada eleita pelo Bloco de Esquerda andar no carro com uma actriz portuguesa, uma desconhecida qualquer, às 5 da manhã em Lisboa, a polícia mandar parar e fazer o teste do balão e a condutora, que era a tal actriz, tinha, salvo erro 1.20 de alcool. Segundo a lei essa quantidade já é crime. Uma deputada devia escolher melhor as boleias, não andar as tantas da manhã por Lisboa com uma gaja bêbeda a guiar. Estas informações foram dadas no programa da SIC, a Passadeira Vermelha. Se isto é verdade, e presumo que seja, não abona nada a favor da deputada que estava no carro da actriz copofónica a guiar alegremente. Era uma deputada do Bloco de Esquerda a companheira de viagem da condutora , disseram o nome da sujeita e da condutora e explicaram muito bem o que se passou. Basta ver a "Passadeira Vermelha" de 16 de Novembro, pelas 23h30 mais ou menos para confirmar o que escrevi.
  • João Lopes
    17 nov, 2015 Viseu 16:38
    Deseja-se um governo de gestão, seguido de eleições livres e claras: Paf de um lado; e do outro a “coligação marxista”: BE, PCP e PS. Basta de fraude eleitoral com jogos enganadores, encenados pelo criativo, ambicioso, e grande derrotado Costa, que nas “costas” dos eleitores, inventou um “teatrinho” onde ele representaria o papel de primeiro-ministro!
  • PORTUGUÊS
    17 nov, 2015 BELEM PARÁ BRASIL 16:23
    PORQUE O PS NÃO TEVE MAIORIA, NEM RELATIVA E TÃO POUCO ABSOLUTA, E O BLOCO DE ESQUERDA TEVE (+/- )7%, SOMADO COM OS DO PARENTE COMUNISTA NÃO ALCANÇAM 12%. SR. PRESIDENTE, DEMOCRÁTICAMENTE, NÃO DEVE EMPOSSAR ESSA "GERINGONÇA" EM RESPEITO À MAIORIA DOS PORTUGUESES, QUE NAS URNAS, MOSTRARAM E REGISTRARAM SUA VONTADE. A ESQUERDA ESTÁ TOMANDO DE ASSALTO O GOVERNO. PODIA ATÉ DIZER QUE É GOLPE DESMILITARIZADO. SE FOSSE O CONTRÁRIO A ESQUERDA JAMAIS ACEITARIA. PARA PORTUGAL, DIANTE DESTE QUADRO, É MUITO MELHOR UM GOVERNO DE GESTÃO A ENTREGAR O PAÍS A ESSA CORJA DE APROVEITADORES, O PREJUÍZO AO PAÍS SERIA BEM MENOR. QUEM VIVER VERÁ!

Destaques V+