Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Durão Barroso: Europa tem "excessiva tolerância” com os terroristas

16 nov, 2015 - 20:05

Ex-presidente da Comissão Europa acredita que os atentados de Paris vão marcar uma viragem no combate a grupos como o autoproclamado Estado Islâmico.

A+ / A-

Durão Barroso acredita que os atentados terroristas em Paris vão marcar um ponto de viragem na atitude da União Europeia para com os grupos islamitas radicais.

O ex-presidente da Comissão Europeia considera que os “28” têm sido “excessivamente tolerantes” para com os terroristas.

“Eu penso que não vai ser apenas mais uma tragédia, penso sinceramente que pode ser um ponto de viragem no sentido de nos consciencializarmos todos que não podemos aceitar que se continuem a matar vidas inocentes na Europa e de que se deve pôr termo a esta situação”, afirmou Durão Barroso à margem de uma conferência sobre políticas públicas, em Lisboa.

O antigo primeiro-ministro considera que está na hora de a “Europa sair de uma situação que tem sido de complacência, de excessiva tolerância” em relação a grupos terroristas como o autoproclamado Estado Islâmico, que reivindicou os atentados de Paris.

Respeitando direitos, liberdades e garantias, sublinhou, a UE deve passar para uma “situação de firmeza, porque o que está em causa é a manutenção da nossa própria civilização”.

Nestas declarações aos jornalistas em Lisboa, Durão Barroso defendeu que a Europa tem de responder com clareza aos terroristas do autoproclamado Estado Islâmico e pede que comece por se atacar o financiamento destes grupos.

“A resposta tem de ser muito clara: a eliminação dessa organização. Não me digam que não é possível. No passado, na Europa e no mundo, já fizemos face a ameaças bem piores, como a ameaça hitleriana. Uma organização terrorista pode ser vencida, como já foram também algumas na Europa, se houver uma coligação suficiente de forças que estejam dispostas do ponto de vista militar, político, mas também financeiro a cortar-lhe qualquer espécie de apoio”, concluiu Durão Barroso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Raul Silva
    17 nov, 2015 Sintra 21:20
    Durão Barroso tem toda a razão. A Europa tem excessiva tolerância com terroristas como ele, Aznar, Blair e Bush que há muito deveriam ter sido condenados por crimes contra a humanidade. Foram eles os criadores do Estado Islâmico no Iraque.
  • Gabi Rex
    17 nov, 2015 Vejle 14:24
    Europa tem excessiva tolerância com terroristas, tem razão este Barroso quando foi anfitrião no encontro de terroristas nas Lajes nos Açores. Encontro esse que marcou o inicio dos ataques no Iraque dando origem ao caos que vivemos hoje em troca do lugar que "ganhou" no Parlamento Europeu. Tens razão Durão Barroso, temos excessiva tolerância para contigo...
  • Maria Randon
    17 nov, 2015 Lisboa 11:18
    Não posso deixar de aplaudir e concordar plenamente com o "último parágrafo da notícia acima" , esperando vivamente que tenha sido dito com verdade ( e não só para a fotografia)...mais um pontinho a aliviar a consciência de D.Barroso. Vai no bom caminho!
  • Maria Randon
    17 nov, 2015 Lisboa 10:58
    Este indivíduo deveria ser responsabilizado pela morte de mais de meio milhão de Iraquianos até aos dias de hoje, quando assinou juntamente com BUSH,BLAIR e AZNAR a invasão ao IRAQUE(através do apoio a Bush e do patrocínio da cimeira das Lajes-que contou com a oposição da França e da Alemanha)para depois se concluir que não havia nenhuma ameaça de armas nucleares de Saddam.A decisão criminosa de Durão Barroso não foi impedimento à sua nomeação para presidente da Comissão Europeia a 29 de Junho de 2004!. Agora o Mundo está a colher os frutos dessa má decisão de quatro irresponsáveis e cúmplices de milhares de mortes que irão continuar,até quando? Os grupos extremistas,que antes da invasão ao Iraque e a consequente queda do ditador Saddam Hussein,que bem ou mal conseguiu manter estes grupos extremistas,medievais e de direita,sossegados.Agora toda a gente fica indignada com os actos terroristas, mas esquecemo-nos que o que assistimos, infelizmente, pela televisão no passado dia 13/Nov em Paris acontece todos os dias no Iraque,na Síria e zonas envolventes.Por isso as pessoas tentam fugir de lá, nem todos são terroristas só que há uma grande diferença para a EUROPA:matar 100 pessoas na Europa não é o mesmo que matar 100 pessoas no Iraque ou na Síria e isto acontece lá quase diariamente.Atribuir um valor à vida humana consoante o continente/País em que se nasce/vive é profundamente negativo.Quanto a D.Barroso não deveria apontar nada/ninguém, ponha a mão na consciência,é o mínimo!
  • ZédoNabão
    17 nov, 2015 Tomar 00:22
    Este sxr já tem 27 tachos. Será que se está a habilitar a mais algum? Sobre o titulo, não comento. Este sxr não merece que eu perca mais tempo com ele. Que emigre de vez !..
  • joao
    16 nov, 2015 barreiro 23:21
    este é um dos culpados pelo actual estado da europa . é de direita mas os de esquerda sao tambem culpados !
  • Adr
    16 nov, 2015 adr.21@gmail.com 21:55
    Durão Barroso: Europa tem "excessiva tolerância” com os terroristas... como eu!!
  • JP
    16 nov, 2015 Lisboa 21:48
    Este senhor não tem moral para falar seja o que for sobre este tema.
  • aq
    16 nov, 2015 lx 21:42
    Ponto de viragem? Ponto de viragem foi quando tu abriste a pista de dança com os teus parceiros nas Lajes...
  • Manuel
    16 nov, 2015 Porto 21:20
    Este sujeito tem a desfaçatez de vir pronunciar-se, depois de ter sido cúmplice da causa disto tudo. E o facto de apenas ter servido os cafés na triste cimeira dos Açores, não o iliba de nada...

Destaques V+