Tempo
|
A+ / A-

Cavaco: "Eu estive cinco meses em gestão!"

16 nov, 2015 - 16:33

Questionado se não considera urgente que tome uma decisão sobre a crise política, o chefe de Estado recomendou que se verifique o que aconteceu em casos anteriores.

A+ / A-

O Presidente da República recordou esta segunda-feira que enquanto primeiro-ministro esteve cinco meses em gestão.

"Eu estive cinco meses em gestão! Eu como primeiro-ministro de um Governo estive cinco meses em gestão", afirmou Cavaco Silva, em declarações aos jornalistas, na Ribeira Brava, na Madeira.

Questionado se não considera urgente que tome uma decisão sobre a crise política, o chefe de Estado recomendou que se verifique o que aconteceu em casos anteriores: "Vá ver nos dois casos de crises anteriores que aconteceram – um foi em 1987 e um em 2009 [sic] – quantos dias esteve o Governo em gestão, o que é que fez o Presidente da República de então e quais foram as medidas importantes que esse Governo de gestão teve que tomar".

O chefe de Estado referia-se, além do seu próprio caso, ao Governo PS liderado por José Sócrates, tendo, por lapso, referido 2009 e não 2011.

Antes, em resposta às perguntas insistentes dos jornalistas sobre a crise política aberta depois da aprovação de uma moção de rejeição ao programa do Governo, o Presidente disse que o que tem feito e continuará a fazer é informar os portugueses sobre cada um dos seus passos.

"O que tenho feito e vou continuar a fazer é, cada passo que dou para resolver a crise, eu informo os portugueses", referiu.

Desta forma, continuou, os portugueses podem ir ao site da Presidência da República, onde está a informação de que o chefe de Estado está a "recolher o máximo de informação junto daqueles que conhecem a realidade social, económica e financeira portuguesa para dar indicações ao poder político qualquer que ele seja quanto às linhas que permita manter uma trajectória de crescimento económico, de criação de emprego e da acesso das empresas, do Estado e dos bancos ao sistema de financiamento".

"Porque sei muito bem, muito bem, o que aconteceu em Portugal quando as orientações adequadas não foram cumpridas", acrescentou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Miguelito
    19 nov, 2015 Lisboa 16:56
    Ena, tanto iluminado... Deixem-me que vos esclareça: radicais de esquerda e socialismo só pode dar mau resultado. portanto, enquanto não descobrirem um pote 700 toneladas de ouro, mantenham-se calados..
  • Ao Burbidge
    17 nov, 2015 Lx 15:33
    ...Sabe, deve ser por todos nós estarmos errados, e o PR certo, claro está .... Se o entender, leia o comentário da Inês Pereira.... Para bom entendedor...
  • rui
    17 nov, 2015 fernao ferro 12:57
    Na verdade o Sr Presidente da Republica tem estado sempre em gestão. Já falta pouco para as eleições presidenciais, porque na verdade já devia ter saído e ido para casa, porque o seu percurso desde que foi ministro ate hoje não foi a pensar em PORTUGAL, mas sim nos seus interesses.
  • Querem ver!
    17 nov, 2015 pt 12:56
    Que este autoritario, a partir de Janeiro, também pretende ficar em gestão como presidente da republica?...
  • Burbidge
    17 nov, 2015 lisboa 12:51
    Os muitos comentarios feitos ao PR so demostra mesmos a falta de intelegencia que vai no pais e por isso estarmos onde estamos
  • Manel Ferreira
    17 nov, 2015 Porto 12:45
    Portugal tem, neste momento um Presidente QUE JÁ NÃO É ( E NUNCA FOI) Presidente de todos o Portugueses. Já é e, nunca foi, presidente de TODOS OS PORTUGUESES. O Sr. Presidente da república de via DEMITIR-SE DO CARGO, IMEDITAMENTE. Ele e os seus apaniguados (todos da Direita e extrema direita), pretendem manter o "status quo" para ver se ainda podem travar a justiça que deve ser julgar todos os gatunos, corruptos e corrompidos, e demais camarilha que andam à solta neste País. Sabe quem o senhor representa / PARA ALEM DOS REFERI/ ZERO!
  • Alex
    17 nov, 2015 Funchal 12:32
    Sr. Presidente, quando é que vai ser feito o orçamento de Estado para 2016? No exemplo que dá o país não estava numa situação de crise. Não dependiamos dos credores como actualmente. Qualquer cidadão sabe que esta situação é má para o país.
  • guerra
    17 nov, 2015 Lisboa 12:32
    Pode ter estado, mas nao tinha de certeza uma maioria parlamentar contra e muito menos tinha uma moção de rejeição aprovada.
  • Inês Pereira
    17 nov, 2015 Porto 12:09
    Realmente este senhor foi e continua a ser o espelho do estado actual do nosso País. Ele faz questão de lembrar quando foi primeiro ministro, pois era bom que todos nós nos lembremos das medidas anti-Patrióticas e de consequências catastróficas que o então primeiro ministro promoveu e que ainda hoje pagamos a factura bem caro. Era tudo mal neste País, convidava-se a que não se trabalhasse; abandonavam-se culturas, destruíam-se vinhas, abatiam-se barcos e dava em troca subsídios, o resto já todos sabemos. Foi sem dúvida o que mais tempo esteva no activo na politica e no lugares de estado, deve por isso ter também angariado mais uma reformas, para mal dos portugueses que pagam e nada de bom tiveram em troca.
  • Vitor Ferreira
    17 nov, 2015 Lisboa 12:01
    Na realidade ele lembra-se desse período, mas não se lembra das condições que tinha na altura e ainda mais foi a partir desse período com a sua vitória nas legislativas que começou o abismo para Portugal, contudo ele não se deve lembrar!

Destaques V+