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Tudo o que precisa de saber sobre a nova TAP

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13 nov, 2015 - 19:00 • Ricardo Vieira

O que aconteceu à TAP? Quanto dinheiro vão injectar os novos donos? A privatização pode andar para trás? A companhia passou esta semana do Estado para mãos privadas, num processo polémico e muito contestado pela oposição.

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Qual é a nova estratégia para TAP?

Os novos donos da TAP – o português Humberto Pedrosa e o brasileiro David Neeleman – querem aumentar o número de rotas para o Brasil e para os Estados Unidos. Também vão entrar na corrida com as companhias de baixo custo ("low cost"), com tarifas de 39 euros. Isso mesmo anunciaram Pedrosa e Neeleman esta sexta-feira, num encontro com os trabalhadores.

A TAP vai renovar a frota de aviões?

Esta sexta-feira, um dia depois de fecharem o negócio, os novos donos da TAP anunciaram a encomenda de 53 aviões de última geração. O primeiro aparelho deverá chegar no final de 2017, segundo Neeleman. São Airbus Widebody, de depois corredores, e NarrowBody, de corredor único, entre os quais 14 A330-900neo e 39 A320neo.

Quanto dinheiro vai ser injectado na companhia?

O consórcio Gateway comprometeu-se com um plano de capitalização da TAP, que prevê uma injecção de 338 milhões de euros (números do Governo), mas de forma faseada. De imediato, tem de avançar com 150 milhões e, até Junho do próximo ano, com mais 120 milhões.

A ministra das Finanças afirmou na quinta-feira que o processo de venda da TAP era "absolutamente imperioso e inadiável", porque a empresa estava numa situação de tesouraria "absolutamente desesperada".

Quanto arrecada o Estado com o negócio?

A venda de 61% do capital social da TAP ao consórcio Gateway, de Pedrosa e Neeleman, rende ao Estado um total de dez milhões de euros, mas os novos donos da empresa estão obrigados a injectar dinheiro na companhia aérea.

O que defende a oposição?

O PS não se opõe à entrada de privados na TAP, mas defende que o Estado deve conservar uma posição maioritária na empresa. Se forem Governo, os socialistas prometem que, "no quadro legal aplicável", tratarão com o comprador da redução da privatização a 49%. O Bloco de Esquerda e o PCP defendem a reversão do negócio. Os comunistas já apresentaram um projecto de lei para cancelar a privatização da transportadora aérea.

O negócio pode voltar atrás?

Pode. O acordo assinado com o Estado prevê que, se os novos donos da TAP não conseguirem cumprir a injecção de capital prevista, o negócio é revertido, a empresa pode regressar à esfera do Estado e não haverá reembolso do dinheiro. E há ainda que ter em conta as reservas da oposição ao negócio.

Quem são os novos donos da TAP?

O português Humberto Pedrosa e o brasileiro David Neeleman. Dono dos transportes Barraqueiro e 15.º da lista dos mais ricos de Portugal, Predrosa é o accionista maioritário. Neeleman tem duas décadas de experiência na aviação e detém a companhia aérea brasileira Azul.

A TAP pode despedir trabalhadores?

De acordo com o caderno de encargos, os novos donos da TAP não pode fazer despedimentos colectivos nos próximos 36 meses. Neeleman e Pedrosa também estão obrigados a manter o “hub” da TAP em Lisboa, por 30 anos, e a cumprir as ligações de serviço público e consideradas chave por dez anos.

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  • John
    14 nov, 2015 Boston 08:55
    E optimo a privatizacao da TAP . Ja era mais que tempo para acabar com tantos mamoes que por la ha espero que agora trabalhem e nao suguem quem trabalha e faz descontos. Devia haver uma reducao drastica de parasitas......esperem!! Por fim gostaria de ver a TAP em Boston novamente
  • Ruy
    14 nov, 2015 Braga 08:02
    Vamos lá escrever palavras compostas em inglês corretamente: wide-body e narrow-body Widebody, NarrowBody ?????
  • Carlos Coimbra
    13 nov, 2015 Maia 22:25
    "São Airbus Widebody e de corredor único, entre os quais 14 A330-900neo e 39 A320neo." Para correcção informo que: Avião de corredor único chama-se "NarrowBody" e com mais de um corredor chama-se de "WideBody".
  • joe goncalves
    13 nov, 2015 new york 22:20
    hello .espero a ver a tap de novo aqui em new york ja faz uns anos que nao temos voos daqui para portugal tenho que ir na iberia para portugal .obrigado
  • rosinda
    13 nov, 2015 palmela 22:04
    nem o cristiano ronaldo precisa da tap tem jacto privado!
  • madala
    13 nov, 2015 évora 21:03
    Até que enfim! É menos um cancro a roubar-nos os impostos... e não tarda muito está a dar lucro. Outra vantagem é acabar com as greves, por isso os comunas e a inter estão contra, vão começar a saber o que é trabalhar

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