Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve geral na Grécia. A primeira contra o Governo de Tsipras

12 nov, 2015 - 07:24

Serviços deverão ser, como é hábito, os mais afectados, sobretudo os transportes. Na comunicação social, só trabalha quem estiver a cobrir os efeitos da paralisação, apoiada pela comissão laboral do Syriza.

A+ / A-
Grécia parada. Greve geral de 24 horas
Grécia parada. Greve geral de 24 horas

A Grécia vive esta quinta-feira a sua primeira greve geral sob o Governo de esquerda de Alexis Tsipras. Foi convocada pelos principais sindicatos do país contra as medidas de austeridade que resultaram do terceiro resgate.

Ao apelo à greve convocada pelos sindicatos dos sectores público e privado juntou-se a comissão laboral do partido no poder. Os sindicalistas do Syriza apelaram “aos trabalhadores, desempregados, pensionistas, jovens e às mulheres que participem activamente na greve geral de 24 horas”.

Como é habitual na Grécia, a paralisação vai afectar sobretudo os serviços públicos, com uma paragem de 24 horas do metro e de comboios, serviços mínimos na saúde e os barcos a ficarem nos portos. O comércio deverá, na sua maioria, abrir normalmente.

Nos aeroportos haverá um tráfego normal dos voos internacionais, mas vários cancelamentos nos domésticos, devido à adesão à greve do sindicato do pessoal da aviação civil e da companhia aérea Olympic Airways, que apenas opera na Grécia.

Tanto os hospitais como as farmácias também funcionarão com serviços mínimos.

Os meios de comunicação juntaram-se ao protesto e está previsto que apenas trabalhem jornalistas, fotógrafos e técnicos que façam a cobertura da greve.

Na opinião do deputado do Syriza Tasos Kurakis, a participação maciça na greve fortalece a posição negociadora do Governo face aos credores internacionais.

Austeridade diminui “nível de vida da sociedade grega”

O sindicato que representa o sector privado considera que as reformas decididas entre o Governo e os credores prevêem a liberalização do mercado laboral, o aumento da idade de reforma, a redução das pensões e o aumento dos impostos, medidas que “diminuem o nível de vida da sociedade grega”.

Já o sindicato do sector público classificou a greve geral como “a primeira etapa de uma luta” que procura “impedir que a segurança social seja completamente desmantelada e reivindicar um sistema que amplie os direitos e garanta as prestações”.

Para os sindicatos gregos, o Governo não está a respeitar os seus compromissos eleitorais ao adoptar “políticas de austeridade punitivas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    12 nov, 2015 Cacém 10:12
    Evidentemente se as máquinas já estivessem a "imprimir" Dracmas e uma inflação de 100% ao ano, já ninguém "estava a ser roubado"! Uma INFLAÇÃO de 100% ao ano equivale ao Governo SACAR 6 MESES de ordenado ao ano a cada um de nós! Uma INFLAÇÃO de 35%, equivale a SACAR 3 Meses de Ordenado (35 / 135 x 12 = ~3 meses). Evidentemente que as exportações ficam muito facilitadas, mas as importações de petróleo NÃO!

Destaques V+