Tempo
|
A+ / A-

Portas critica “primeira notícia da geringonça"

12 nov, 2015 - 00:24

Vice-primeiro-ministro diz que PS e os partidos à sua esquerda deviam corar de vergonha por proporem aumentos de pensões de 0,3%.

A+ / A-

O líder do CDS, Paulo Portas, diz que PCP e BE "deviam corar de vergonha" por um aumento de 0,3% das pensões mínimas, preocupando-o a visão internacional de que o Governo está dependente de reuniões do comité central comunista.

No Porto, no primeiro dia das jornadas "Portugal caminhos do futuro", organizadas por PSD e PP, Paulo Portas manifestou-se "obviamente preocupado" com o facto de internacionalmente se estar a estabelecer a percepção de que o Governo de Portugal "está a ficar dependente de reuniões do comité central do PCP, que toda a gente sabe legitimamente é anti-euro, anti-União Europeia e anti-NATO".

"Nós já conhecemos hoje a primeira notícia da geringonça. O tal aumento de pensões vai ser de 0,3%", disse o também vice-primeiro-ministro, considerando que "o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista deviam corar de vergonha" pelo que disseram sobre a coligação no passado em relação a este tema.

Portas recordou: "Lembram-se do que eles diziam quando nós, apesar da troika, aumentámos sempre as pensões mínimas 1% ou mais, acima da inflação? E eles diziam é uma vergonha, é uma malga de sopa, é um café".

Segundo o líder centrista, a proposta de um eventual Governo de esquerda é "aumentar as pensões de 262 euros, que são as pensões mínimas, em 0,3%, nós era 1% ou mais".

"O nosso aumento eram 37 euros por ano, o deles é 10 euros por ano. O aumento que eles acabam de anunciar, os tais 0,3%, não dá um euro por mês, são mais ou menos dois cêntimos por dia", disse Portas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao antonio
    12 nov, 2015 Pt 19:33
    O meu anterior comentario foi de critica pela positiva!. Tem razão e desejo-lhe as maiores felicidades.
  • Uma grande incógnita
    12 nov, 2015 Lisboa 16:03
    Como é que este fulano, pode ser filho de uma senhora tão digna? Isto há lá coisas....Eu só aqui não coloco umas palavras mais rudes, para não a ferir a ela, que é mãe - A senhora Dona Helena Sacadura Cabral - Uma pessoa de uma nobreza incrível.... Oh Paulo Portas, ouça mais a sua mãezinha, porque as mães têm sempre razão...e deixe de fazer birras com cara feia e a bater o pé, que tenho a mais absoluta certeza que não foi essa a educação que recebeu. Vá-se lá sentar direitinho no lugar de deputado e porte-se bem.
  • M. Pires
    12 nov, 2015 Estarreja 15:24
    Para o António, qualquer migalha para o povo, serve! O que conta para ele, é o poder, a liderança.... o povo que se dane....
  • Antonio
    12 nov, 2015 Para a Islandia 13:58
    Para o Ao Antonio : O problema de Portugal não se resume aos ultimos quatro anos mas sim a uma classe politica que em vez de lutar pelos interesses reais da população Portuguesa, luta por proveitos próprios e continua a enriquecer à custa de quem vota e trabalha honestamente.. Prefiro enfrentar um vulcão ou uma série deles mas ter politicos que não se baixam a interesses dos bancos nem tão pouco se aproveitem para enriquecer à custa dos outros. E mais... vou ganhar muito mais quer em termos monetarios quer em termos de beneficios reais e não baseados em promessas da treta como sempre se ouve neste pais que, infelizmente, é da treta. Como diz - Islandia país simpatico e com pouca gente mas nem por isso se deixam intimidar ou levar por falsos profetas
  • Cão Crodilo
    12 nov, 2015 Zoomarine 13:47
    Agora fora de mehrdas, analisem-me bem esta criatura (Paulinho das Feiras) e digam-me em consciência se há por aí alguma "geringonça" maior do que ele? Irrevogável meus caros!
  • ao Antonio
    12 nov, 2015 pt 13:31
    Durante 4 anos fizeram o mesmo 450 mil...mandados emigrar para sairem da sua zona de conforto e não serem piegas!...Felicidades! A Islandia é um país simpatico e com pouca gente! Um dos problemas é o vulcão quando entra em actividade...
  • Antonio
    12 nov, 2015 Para a Islandia 13:19
    Portugal cada vez mais um país de corruptos e carneiros... Aqui para mim já chega! Sábado tenho um avião para me tirar desta tristeza
  • ao CARO ZEZITO E RIC
    12 nov, 2015 pt 12:20
    "Este Pseudo-governo que crirama agora é apenas mais disso, não foi criado para governara foi criado para que os eleitos pelo povo não governassem."...Então, para si, 62% dos que não se confundem com 38% da direita, não foram eleitos pelo povo?...A sua seriedade termina aqui! Passe bem!
  • ó do não vale mentir
    12 nov, 2015 lis 12:10
    Está enganado! Vão descongelá-las, conforme previsto! Pois irão ser aumentadas, pouco, mas não ficam congeladas! E ainda há outra coisa, é que não irão levar outros cortes como estavam previstos pelo outro governo, que se tinha comprometido com Bruxelas em voltar a cortar 600 milhões por ano, durante 4 anos, (seriam 2400 milhões de cortes na totalidade), nas reformas! E esta é que é a grande diferença e o Passos e o Portas escondem!... Pode estar descansado que não serão cortadas se este novo governo for empossado e o Cavaco quiser!
  • caro ferreira, Acor
    12 nov, 2015 lis 12:02
    Tem razão no que diz e no que o preocupa! Mas, o que está aqui em jogo, é que a forma que o eventual futuro governo, pretende adoptar é fazer cumprir a legislação, quanto ao aumento das reformas, associando esse aumento à inflação, que também está muito baixa e não enveredar por congelamentos ou cortes, como o anterior governo fazia! É dar credibilidade ao sistema! Não esquecer que o anterior governo se tinha comprometido com Bruxelas, em cortar (novamente), 600 milhões por ano, nas reformas, o que agora não acontecerá! Mas isso, o sr Portas, habilidosamente, não fala! Eventualmente, até seria melhor não aumentarem nada, mas contrariava o estabelecido e desvirtuaria a seriedade com que o eventual futuro governo quer mostrar, na sua diferença! Infelizmente, as reformas são baixas, principalmente aquelas que não estão no sistema contributivo, mas para essas, estão previstos outros mecanismos, que não estão aqui expressos e que o sr Portas, também habilidosamente, como é seu apanágio, não fala. Ainda nem se sabe se o PR indigitará este novo governo de esquerda, portanto vamos ter esperança e acreditar que se assim for as coisas começarão a mudar com mais seriedade nos actos e nas formas.

Destaques V+